Você está visualizando atualmente Ministra da Agricultura vai ao Canadá atrás de fornecedores de fertilizantes
A viagem da Ministra da Agricultura, para tratar de assuntos com novos fornecedores de fertilizantes, vai ocorrer de 12 a 15 de março

Ministra da Agricultura vai ao Canadá atrás de fornecedores de fertilizantes

A viagem da Ministra da Agricultura vai ocorrer no período de 12 a 15 de março, como informa o Diário Oficial da União desta terça

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja no fim de semana para Ottawa, capital do Canadá, para reuniões com o ministro da Agricultura canadense e exportadores de fertilizantes do país da América do Norte.

A viagem da Ministra para tratar de assuntos com novos fornecedores de fertilizantes vai ocorrer no período de 12 a 15 de março, como informa o Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8).

Em suma, a guerra na Ucrânia expôs a dependência brasileira por adubos importados. Dos 40,6 milhões de toneladas de fertilizantes consumidos pela agricultura nacional, 81% vêm de fora. Especialmente da Rússia.

Por outro lado, como mostrou, a Petrobras vendeu recentemente uma fábrica de fertilizantes para uma empresa russa. Com as sanções à Rússia por causa da invasão à Ucrânia, essa fábrica não deve mais entrar em operação.

Dessa maneira, na semana passada, a Ministra da Agricultura disse que entre os fertilizantes, o potássio é o produto de maior preocupação do governo brasileiro. Diante da iminente escassez, ela afirmou que iria negociar com países como o Canadá. Para, dessa forma, garantir a aquisição dos produtos, essencial para os produtores rurais.

Assim, “o nosso maior gargalo no Brasil é o potássio. Importamos mais de 90% do que consumimos. Este é o produto com o qual temos mais preocupação. Por isso é que, já prevendo isso, estávamos articulando com outros países produtores, como o Canadá”, disse ela, em entrevista à CNN Brasil na semana passada.

A guerra entre Rússia e Ucrânia trás aspectos negativos ao Brasil, não apenas na questão dos fertilizantes e da produção de alimentos. A inflação e os altos juros também afetam o país.

Fonte: Comprerural, jovempan, Otempo/ Imagem: AgênciaBrasil