Read more about the article Produção de pitaia tem aumento de 27,17% em Mato Grosso do Sul
A fruta pitaia mostrou um aumento de produção de 21,17% nos primeiro quatro meses do ano.

Produção de pitaia tem aumento de 27,17% em Mato Grosso do Sul

A fruta pitaia mostrou um aumento de produção de 21,17% nos primeiro quatro meses do ano, em Mato Grosso do Sul. Segundo levantamento feito pela Famasul, entre os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS.

Read more about the article BOSQUE EXPO: Produtores do Brasil e do exterior debatem o futuro da pecuária em MS
O evento será promovido no Bosque Expo, MS e irá debater com os produtores o futuro da pecuária.

BOSQUE EXPO: Produtores do Brasil e do exterior debatem o futuro da pecuária em MS

Produtores de MS e de vários estados, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso e do Paraná, e de outros países, como o Bolívia e do Paraguai, participam nesta terça e quarta-feira (dias 10 e 11 de maio), da etapa do Confinar  em Campo Grande para discutir sobre a pecuária.

Read more about the article APROSOJA MS: Agricultor deve investir 30% mais na safra 2022/2023
O agricultor deve investir 30% mais nas safras deste e do próximo ano. Portanto, a próxima safra de soja será mais cara em MS

APROSOJA MS: Agricultor deve investir 30% mais na safra 2022/2023

O agricultor deve investir 30% mais nas safras deste e do próximo ano. Portanto, a próxima safra de soja será mais cara em Mato Grosso do Sul. O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul), André Dobashi, divulgou a estimativa nesta quinta, (5). Sobretudo, para agricultores e estudantes que participam da Ponta Agrotec, em Ponta Porã. Segundo ele, o custo vai ultrapassar o ciclo 2021/22. Subindo, dessa forma, 27,12%. Contudo, isso significa que o produtor sul-mato-grossense, poderá desembolsar R$ 6.351,37 por cada hectare cultivado com soja. Aliás, esse custo, revertido em soja, chega ao número de 40,9 sacas por hectare. Para se ter uma proporção do estreitamento da margem do agricultor, ou do risco de prejuízos, basta destacar a produtividade média da safra 2021/22 em Mato Grosso do Sul.

Read more about the article Programa de vigilância sanitária animal e vegetal em MS será reforçado
O programa de Vigilância Sanitária Agropecuária de Fronteiras Lobo Guará adotará medidas de controle.

Programa de vigilância sanitária animal e vegetal em MS será reforçado

A publicação foi feita na edição de segunda-feira (25) do Diário Oficial do Estado. O Programa de Vigilância Sanitária irá reforçar a segurança sanitária animal e vegetal em 13 municípios da região de fronteira de Mato Grosso do Sul.

Read more about the article Programa de apoio irá ajudar indígenas no Mato Grosso do Sul
A iniciativa faz parte do Proacin, o Programa de Apoio aos Indígenas de Mato Grosso do Sul

Programa de apoio irá ajudar indígenas no Mato Grosso do Sul

A iniciativa faz parte do Proacin, o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul. Segundo a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), licitações para aquisição das sementes já estão autorizadas pelo comando do Executivo Estadual. Além dos grãos,  insumos e calcário que serão adquiridos.

Read more about the article Pó de rocha na agricultura pode ser alternativa para crise de fertilizantes
Uma alternativa para a crise no fornecimento de fertilizantes para a agricultura brasileira, agravado com a guerra entre Ucrânia e Rússia, está na exploração do pó de rocha que diminuirá nossa dependência pois o produto é totalmente nacional

Pó de rocha na agricultura pode ser alternativa para crise de fertilizantes

Uma alternativa para a crise no fornecimento de fertilizantes para a agricultura brasileira, agravado com a guerra entre Ucrânia e Rússia, está na exploração do pó de rocha.

Read more about the article Governo de MS oferece apoio financeiro para ações da agropecuária
Governo do Mato Grosso do Sul oferece apoio financeiro para ações de agropecuária

Governo de MS oferece apoio financeiro para ações da agropecuária

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro) e o Fundo de Regularização de Terras (FUNTER), publicaram na edição desta terça-feira (19), do Diário Oficial de MS, o chamamento público para selecionar organização da sociedade civil que queiram apoio financeiro para realização de evento com o objetivo de divulgar ações que contribuam com o desenvolvimento da agropecuária do Estado.

Read more about the article Concluída a colheita de milho e soja no Mato Grosso do Sul
Os números totais da safra, entretanto, só serão divulgados no fim do mês

Concluída a colheita de milho e soja no Mato Grosso do Sul

O Boletim 452/2022 do Projeto SIGA/MS referente a primeira semana de abril confirma o fim da colheita da soja em todas as lavouras de Mato Grosso do Sul. Os números totais da safra, entretanto, só serão divulgados no fim do mês, segundo o presidente da Aprosoja (ssociação dos Produtores de Soja), André Dobashi. “Os técnicos foram a campo para fazer nova avaliação, checar  os dados e com isso teremos o fechamento do total colhido para divulgar dia 26 de abril”, afirmou.

Read more about the article AGRO: Vale anuncia que vai vender empresas no Mato Grosso do Sul
A empresa Vale no Mato Grosso do Sul explora minério de ferro e também detém o direito de exploração nas minas de Santa Cruz e do Urucum, em Corumbá

AGRO: Vale anuncia que vai vender empresas no Mato Grosso do Sul

A Vale S.A. informou, por meio de comunicado ao mercado, divulgado no dia 1º de abril, que está em discussões avançadas para vender as suas empresas de minério de ferro, minério de manganês e logística que compõem o Sistema Centro-Oeste, no Mato Grosso do Sul. A mina produziu em 2021 2,7 milhões de toneladas de minério de Ferro e 0,2 milhões de toneladas de minério de Manganês, e contribuiu com US$ 110 milhões em EBITDA ajustado.

Read more about the article Primeira indústria de etanol de milho de MS começa a operar 
Planta da Inpasa Agroindustrial tem capacidade para produzir 400 mil metros cúbicos de etanol de milho ao ano

Primeira indústria de etanol de milho de MS começa a operar 

O vice-presidente da Inpasa Agroindustrial Rafael Ranzolin recebeu (30) a Licença de Operação que possibilita o início das atividades da primeira indústria de etanol de milho no Mato Grosso do Sul - MS, instalada no município de Dourados.