Principal premissa estabelece que o retorno das atividades presenciais será realizado de acordo com as condições sanitárias
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) lançou a versão consolidada do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da Universidade. Tem por objetivo organizar e recomendar medidas a serem tomadas pelas Unidades Universitárias da UEMS na retomada gradual do expediente administrativo, bem como de atividades específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição durante a pandemia de Covid-19.
A principal premissa do Guia institucional da UEMS estabelece, portanto, que o retorno das atividades presenciais realiza-se de acordo com as condições sanitárias. E, ainda, a evolução da cobertura vacinal, guiado pelo conhecimento científico e por orientações das autoridades sanitárias nacional, estadual e municipais.
Guia de retorno dentro do plano de biossegurança
O documento, dessa maneira, segue as orientações do Plano de Biossegurança da UEMS, desenvolvido sob responsabilidade do CAUES UEMS e que se encontra disponível para acesso clicando aqui.
A vice-reitora da UEMS, profa. Dr. Celi Correa Neres informa que, depois de um longo período com atividades presenciais suspensas, a Universidade efetiva seu retorno presencial, de forma gradual e cautelosa. Ela também é a presidente do Comitê Multidisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES).
“O referido Guia estrutura bases seguras para o retorno das atividades presenciais em nossas Unidades Universitárias com foco no atendimento ao público e com respeito aos protocolos de biossegurança vigentes. Fizemos um trabalho de planejamento de modo detalhado e trabalhado a muitas mãos”, detalha Celi.
Guia de Retorno das Atividades Presenciais da UEMS
Ela ainda esclarece que o documento trabalhou-se juntamente com as pró-reitorias da UEMS. Visa, tal qual, garantir a execução de atividades de técnicos, docentes e discentes nas Unidades Universitárias.
“Parabenizo toda a equipe de nossa instituição envolvida com a elaboração do Guia de Retorno das Atividades Presenciais da UEMS, pois com este documento poderemos voltar a executar ações específicas de Ensino, Pesquisa e Extensão em nossa Universidade. Fora as ações específicas presenciais, prosseguimos com a vigência de aulas remotas aos nossos estudantes”.
Um pouco mais sobre o Guia
Atividades presenciais em três dimensões
Uma das colaboradoras do Guia, a técnica Diana Figueiredo de Santana, do Setor de Qualidade de Vida e Segurança do Trabalho (SQVST), vinculado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRODHS) detalha, dessa forma, que o documento foi construído e orientado considerando as atividades presenciais em três dimensões, sendo elas:
- Biossegurança.
- Estratégias de Acolhimento e Apoio.
- Acadêmico- Pedagógica.
Cenários da instituição
Ela explica, acima de tudo, que além de critérios para a retomada das atividades presenciais, medidas de proteção e prevenção à Covid-19 nos diversos cenários da instituição. Ou seja, atividades administrativas, atividades de ensino e extensão, atividades em laboratórios de pesquisa e trabalhadores e serviços terceirizados.
“Tentamos detalhar como cada atividade retoma-se levando, portanto, em consideração o mapeamento de risco de cada município dado pelo Programa Prosseguir do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (PROSSEGUIR) em relação ao avanço da vacinação da comunidade universitária”, adiciona.