Você está visualizando atualmente Festival Dança Três abre inscrições gratuitas para grupos de MS e de SP
o Festival Dança Três visa aproximar a fronteira, incentivar fluxos e canais de comunicação

Festival Dança Três abre inscrições gratuitas para grupos de MS e de SP

O Festival Dança Três está sendo realizado pela Arado Cultural, com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – inscrições de 26 a 28 de abril

O Festival Dança Três – 4ª edição, que acontece de 02 a 05 de junho, em Três Lagoas-MS, está com inscrições abertas para artistas, grupos, academias ou companhias de dança, de MS e de SP, que desejam se apresentar em sua Mostra Aberta.

Ao todo, 10 artistas/grupos serão selecionados e as inscrições devem ser realizadas até 25 de abril. O Festival está sendo realizado pela Arado Cultural, com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS e, com o apoio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas e, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Sediado em Três Lagoas, região de fronteira entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Festival Dança Três visa aproximar a fronteira, incentivar fluxos e canais de comunicação entre esses dois estados por meio da dança. Para além da fruição estética, o que se quer é gerar ambiente favorável à troca de experiências.

Evento aberto para variados estilos de dança

Aberto para todos os estilos e técnicas de dança, o evento é estruturado em três frentes de atuação: Fronteira, Formação e Fazer Artístico, nas quais se inserem diferentes ações: Mostra Profissional (com companhias e grupos profissionais convidados), Mostra Aberta (com artistas e grupos amadores selecionados por meio de Edital), oficinas, rodas de conversas e intervenções urbanas.

“Estamos próximos do estado de São Paulo, mas muitas vezes pouca produção é difundida de um estado para o outro. Então a ideia é ofertar essa oportunidade para que artistas/grupos amadores dos dois estados se apresentem. Os organizadores iriam realizar o Festival em 2020, mas pela pandemia adiou os planos. Estamos há 2 anos sem apresentações presenciais. Então acredito que é um retorno aos palcos com o público próximo, em praça pública, uma oportunidade para os artistas e grupos que também devem estar sedentos de voltar à cena”, realça Renata Leoni, produtora cultural da Arado Cultural.

Nas edições anteriores (2013, 2014 e 2017) o Festival mobilizou e envolveu mais de sete mil pessoas entre bailarinos, gestores, produtores, assistentes na produção do evento, pessoas capacitadas com as oficinas, participantes das rodas de conversa e espectadores nas apresentações.

Em síntese, com relação a Mostra Aberta, compuseram a programação 51 grupos amadores sul-mato-grossenses e paulistas.

Inscreva-se para dançar no palco do Festival Dança Três

Sendo assim, cada artista/grupo pode inscrever no mínimo duas e no máximo quatro coreografias. Bem como, com no máximo cinco minutos cada, sendo que a comissão selecionará apenas duas coreografias.

Os interessados devem baixar e preencher a ficha de inscrição, Anexo I da convocatória/regulamento da Mostra Aberta, que está disponível para download neste link.

Em seguida, devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o email. As inscrições vão até 25 de abril.

Portanto, após o recebimento das inscrições, entre os dias 26 e 28 de abril, a comissão avaliadora irá selecionar os dez artistas/grupos. Depois, no dia 29, será a divulgação dos selecionados. Mais informações na página Festival Dança Três no Facebook ou na página da Arado Cultural no Instagram.

Fonte: Gov. do Estado