Tempo abre em MS nesta quarta
O tempo abre em MS nesta quarta-feira (10), depois da forte instabilidade e pancadas de chuva com maiores acumulados em Campo Grande, Corumbá e Coxim. A formação e o deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone no sul do país favorecem a abertura do tempo em grande parte do estado.
Conforme o prognóstico, nas regiões norte e nordeste, ainda há condições para pancadas de chuva. Porém, elas podem ocorrer com intensidade forte, embora de forma mais isolada e irregular. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o dia será de tempo mais firme, com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva.
O calor volta a ganhar força: Miranda e Porto Murtinho podem registrar máximas de 35 °C, enquanto Bonito e Jardim chegam aos 34 °C. Em Campo Grande, o tempo abre e a nebulosidade varia ao longo do dia, sem chuva.
Pancadas de chuva retornam a MS
Na quinta-feira, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aliada ao aumento da umidade vinda do Norte do Brasil, deve reforçar as instabilidades. Já pela manhã, as pancadas de chuva se espalham pelo oeste e norte do estado, intensificando-se ao longo do dia.
À tarde, há chance de chuva forte localizada, com potencial para raios e rajadas de vento. Em Campo Grande, o dia segue predominantemente aberto, com poucas variações de nuvens.
O fim de semana será novamente marcado por instabilidades. A intensificação de uma baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai, bem como a atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera, deve espalhar a chuva por todo o Mato Grosso do Sul. Além disso, há risco de precipitação forte assim como temporais isolados.
Sobre o Cemtec
O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc.
O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.
Fonte: Cemtec





