O presidente da ABEL, Florian Augusto Madruga, destacou que esse é o encontro que está com o maior número de participantes inscritos
O TCE-MS sediou espaço para os Dirigentes de 19 Escolas do País estão participando do 37º Encontro Nacional das Escolas do Legislativo (ABEL), em Campo Grande.
O evento que teve a abertura oficial realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e segue com a programação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Dessa forma, compondo a mesa de abertura dos trabalhos nesta manhã, esteve o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Jerson Domingos; a presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet (ALEMS), deputada Mara Caseiro; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Augusto Madruga; o primeiro palestrante do dia, membro da Academia Nacional de Educação e ex-senador, Professor Pedro Chaves, e o conselheiro Marcio Monteiro.
Por isso, para o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, abrir as portas do TCE-MS sobre o Encontro Escolas Legislativo é um momento de extrema importância “no cumprimento daquilo que a sociedade nos conferiu”.
Então, ele destacou que a união e integração dos poderes e instituições em trabalhar com projetos voltados para os interesses da sociedade, é um modelo de administrar moderno e bem mais eficaz.
“É exatamente esse tipo de trabalho que o Mato Grosso do Sul precisa. E, em nosso Estado, estamos sendo pioneiros, em nível de Brasil, nesse modo de administrar, respeitando a responsabilidade e o papel de cada segmento. Trabalhando em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, e também com o Governo do Estado, pela figura do governador Eduardo Riedel que tem trabalhado no empenho da união de esforços entre os poderes e instituições”, explicou o presidente da Corte de Contas.
Mara Caseiro
A presidente da Escola da ALEMS, deputada Mara Caseiro, ressaltou que as escolas do legislativo e de contas cumprem o papel de realmente formar e qualificar os seus servidores para melhor atender e melhor qualificar os serviços prestados à toda a comunidade.
“Na Escola do Legislativo já iniciamos os cursos de qualificação de nossos servidores e queremos agora levar, ampliar isso para os municípios, levando também ao cidadão, incluindo ele nessas qualificações. Nesse sentido também estamos buscando grandes parcerias, como aqui com o Tribunal de Contas, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e as Escolas de Governo. Mas, queremos intensificar esses cursos, também aos servidores das Câmaras Municipais, uma interação, para levar cidadania e qualificação tanto para os servidores, bem como para toda a comunidade”.
Contudo, o presidente da ABEL, Florian Augusto Madruga, destacou que esse é o encontro que está com o maior número de participantes inscritos, e com maior número de escolas legislativas que vão apresentar projetos.
“Um evento grandioso, de celebração com a Associação, que começou há 20 anos com cinco escolas e hoje totaliza 357 escolas do legislativo cadastradas espalhadas por todo o Brasil.
Palestra no TCE-MS do Encontro Nacional das Escolas do Legislativo
O tema “O Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida”, palestrado pelo membro da Academia Nacional de Educação e ex-senador, Professor Pedro Chaves, pois ele o relator do projeto quando Senador da República.
De acordo com o professor, o Ensino Novo Ensino Médio é o que veio resgatar a educação do País, mas que, infelizmente, a proposta foi ideologizada por alguns grupos políticos.
A programação do encontro teve seguimento com a Mesa Redonda ‘‘Mulheres na Política’’. Participaram como convidadas, as deputadas estaduais Mara Caseiro, Lia Nogueira, Gleice Jane, e a diretora da Escola do Legislativo de Santa Catarina, Marlene Fengler. A mediação da mesa redonda feita pela Consultora de Comunicação e Assessora da ABEL, a jornalista Deborah Andrade.
Estratégias para ampliar a presença de mulheres em posições de poder e articular a participação delas na política foram destaques na mesa redonda. As deputadas relataram sobre suas experiências no Poder Legislativo. Mara Caseiro falou dos esforços desenvolvidos pela Casa de Leis para introduzir mais mulheres na política e abordou as ações de combate à violência e feminicídio.
Sendo assim , para a deputada Lia Nogueira, o Poder Legislativo tem avançado, visto que atualmente Mato Grosso do Sul conta com três deputadas estaduais. Já a deputada Gleice Jane compartilhou sua carreira até conquistar uma vaga Alems.
A última palestra da manhã
“O Papel das ODS na Construção do Projeto Político Pedagógico das Escolas do Poder Legislativo”, foi ministrada pela diretora-executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviço da Universidade de Taubaté, professora Marcela Barbosa de Moraes.
Por isso, no TCE-MS, o período da tarde tem continuidade com a palestra “A Importância das Escolas do Legislativo para o Fortalecimento do Poder Legislativo”, e conta como instrutor o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG, vereador Leandro Moraes. Em seguida, o restante da tarde será de apresentações dos Projetos das escolas inscritas.
Já amanhã (16), o último dia do encontro segue com programação no Bioparque Pantanal, com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre as escolas participantes. Haverá, ainda, a entrega do Prêmio Abel e a eleição para a nova diretoria do biênio 2023-2025.
Fonte: tce.ms.gov