No momento, você está visualizando Papa Francisco tem melhora e não apresenta febre, diz Vaticano em novo boletim médico
Aos 88 anos, Pontífice tem melhora no estado geral de saúde. Foto: VaticanNews

Papa Francisco tem melhora e não apresenta febre, diz Vaticano em novo boletim médico

Papa Francisco tem melhora, mesmo apresentando pneumonia nos dois pulmões

O Vaticano divulgou um novo boletim médico sobre a saúde do Papa Francisco, indicando que o Pontífice teve uma “ligeira melhora” em seu quadro. Ele se encontra estável e sem apresentar febre. Contudo, o Papa de 88 anos teve um diagnóstico (19) de pneumonia nos dois pulmões e está internado há quase uma semana.

  • Quadro clínico complexo: Especialista explica estado de saúde do Papa e os dois fatores que o agravam
  • Mensagem: Lula deseja melhoras ao Papa Francisco, e diz que ‘o mundo está em oração’

“As condições clínicas do Santo Padre apresentam ligeiras melhoras. Ele está sem febre e seus parâmetros hemodinâmicos permanecem estáveis. Ele recebeu a Eucaristia (20) e depois se dedicou às suas atividades de trabalho”, diz o comunicado do Vaticano. Mais cedo, o Vaticano anunciou que o Pontífice teve uma “noite tranquila”.

A saúde do Papa Francisco

O Papa Francisco segue internado (14) após uma sequência de problemas respiratórios que apareceram em eventos públicos. O diagnóstico é uma infecção polibacteriana e pneumonia nos dois pulmões. Assim, o tratamento exige mais intensidade e cuidados, devido à sua “condição clínica complexa”.

O Pontífice, que sofreu internações quatro vezes nos últimos quatro anos, já enfrentou uma pneumonia em março de 2023. O ocorrido teve como consequência uma hospitalização urgente, que foi determinada como uma forma “aguda e grave” da doença, sobretudo, “localizada na parte inferior dos pulmões”. Na época, em conversa com repórteres após sua alta, afirmou ter se lembrado do que lhe disse um fiel anos antes: “Padre, eu vi a morte chegando, e ela é feia, hein!”.

Nos dois anos seguintes, a saúde do argentino se deteriorou. Os acidentes domésticos e os problemas nos joelhos e quadris tiveram como resultado uma cadeira de rodas. Nesse sentido, o Pontífice apresentava uma aparência cada vez mais cansada. As baixas temperaturas na Itália também são mais propícias a doenças respiratórias, o que fez com que todos os médicos, sob o mesmo ponto de vista, lhe recomendassem evitar qualquer tipo de contato com o ar fresco nesses meses de inverno.

Em 2024, mesmo com problemas de saúde, ele fez uma viagem de 12 dias por quatro países da Ásia e Oceania, a maior de seu papado em duração e distância. Ainda no ano passado, o Pontífice recebeu comediantes de várias partes do mundo para um encontro com a cultura contemporânea.

O Vaticano afirmou que o Santo Padre tem a intenção de viajar à Turquia este ano, porém, antes da internação, tinha uma intensa agenda relacionada ao Ano do Jubileu da Igreja Católica. Dessa forma, seus próximos eventos públicos foram cancelados.

Fonte: O Globo