Naviraí abraça projetos de fomento à cultura
A Fundação de Cultura de Naviraí (FCN), órgão da Prefeitura de Naviraí ligado à Gerência Municipal de Educação e Cultura publicou (25), dois editais com recursos oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); Lei nº 14.399/2022.
O Edital de Chamamento Público 01/2025 é voltado à seleção de 30 projetos culturais que serão chancelados para receberem apoio financeiro. “A meta deste chamamento é captar os projetos que precisam de apoio do poder público. O objetivo é incentivar diversas formas de manifestações culturais do município de Naviraí.” Assim explica o superintendente municipal de Cultura, Deyler Vinícios Avelar Pereira.
O outro Edital 02/2025 refere-se a política Nacional de Cultura Viva (PNCV), resultante da Lei 13.018, e visa o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Naviraí.
Projetos publicados no Diário Oficial
Os dois projetos foram publicados no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), Edição nº 3827, e juntos somam R$ 400.000,00 em investimentos de recursos públicos em ações culturais.
As inscrições para artistas, empreendedores e incentivadores culturais seguem abertas até o próximo dia 12 de maio.
Cadastro cultural
Agentes e Espaços Culturais, bem como artistas, produtores, artesãos, agentes e gestores culturais devem estar devidamente cadastrados na Fundação de Cultura de Naviraí.
O Cadastro Cultural tem como objetivo reunir informações essenciais para o planejamento e a implementação de estratégias que valorizem e fortaleçam o setor cultural local. Este é um instrumento fundamental para o reconhecimento e a gestão das políticas culturais do município, garantindo maior organização e visibilidade para a classe artística.
“Por meio deste cadastro, será possível identificar, assim como mapear as diversas expressões culturais, espaços, equipamentos e empresas do segmento. Em outras palavras, esse diagnóstico servirá como base para a criação de ações que incentivem e promovam o setor cultural.” Assim destaca o professor Deyler Avelar Pereira, superintendente da Fundação de Cultura de Naviraí.
Ele acrescenta que a atualização dos dados daqueles que já estão cadastrados também é crucial, pois, permitirá que os profissionais tenham acesso a oportunidades como editais, chamadas públicas, premiações e programas de incentivo voltados à cultura.
Fonte: PM Naviraí