Fechar aplicativos no Android pode parecer algo que ajuda o celular, mas na verdade tem o efeito contrário
Desde o seu nascimento, o Android teve que lidar com um grande equívoco. Alguns fabricantes de telefones até ajudaram a perpetuar esse mito. A verdade é que você não precisa fechar aplicativos no Android. Aliás, fechar aplicativos pode piorar as coisas.
Não está claro de onde veio essa ideia, mas ela está presente no Android desde o início. Os aplicativos “Task Killer” eram muito populares no início. É compreensível pensar que fechar aplicativos em segundo plano seria uma coisa boa, mas vamos explicar por que não é.
O pensamento comum é que o fechamento de aplicativos em segundo plano aumentará a vida útil da bateria, acelerará o telefone e reduzirá o uso de dados. No entanto, você pode realmente fazer mais mal do que bem. Tudo se resume a projeção do Android para executar aplicativos.
O Android foi feito especificamente para ter um monte de aplicativos em segundo plano. Quando o sistema requer mais recursos, ele fecha automaticamente os aplicativos para você. Simplesmente não é algo que você precisa fazer.
Além disso, é bom ter aplicativos em execução em segundo plano. Eles serão iniciados muito rapidamente quando você os abrir, fazendo com que seu telefone pareça mais rápido. Isso não significa que todos os aplicativos que você já abriu estejam consumindo recursos. O Android fechará os aplicativos não utilizados conforme necessário. Novamente, não é algo que você tenha que gerenciar sozinho.
Na verdade, todo esse fechamento e abertura podem ter um efeito negativo no desempenho. Então, é preciso mais energia para abrir um aplicativo fechado em comparação com um que já está na memória. Você está sobrecarregando a CPU e a bateria, o que terá exatamente o efeito oposto ao que você pretendia.