Você está visualizando atualmente HERDEIROS: Obra de Jimi Hendrix é alvo de disputa judicial
A Jimi Hendrix Experience se separou em junho de 1969, após Noel Redding deixar o grupo. No entanto, Mitch Mitchell chegou a se apresentar mais algumas vezes com Jimi Hendrix

HERDEIROS: Obra de Jimi Hendrix é alvo de disputa judicial

Espólio de Jimi Hendrix processa herdeiros de Noel Redding e Mitch Mitchell preventivamente

Ideia é impedir que representantes do baixista e do baterista, ambos falecidos assim como o guitarrista, não tenham o direito de mover ações reivindicando royalties.

Com todos os seus membros já falecidos, a Jimi Hendrix Experience está vivendo uma guerra entre os responsáveis por sua obra.

O site da revista Rolling Stone informa que Dorothy Weber, advogada que representa a Experience Hendrix LLC (espólio do guitarrista), e a Sony Music Entertainment entraram com uma ação alegando preventivamente que os espólios que representam os falecidos baixista Noel Redding e baterista Mitch Mitchell não têm o direito de processá-los com reivindicações de direitos autorais. A ação foi perpetrada na última terça-feira (18).

O pedido vem logo após uma carta que a Sony Music recebeu em dezembro de um advogado britânico, Lawrence Abramson, alegando que a gravadora devia royalties de performance aos espólios de Redding e Mitchell por cerca de 3 bilhões de streams das músicas do Experience. Abramson não citou um valor específico a ser pago, mas deixou suas intenções claras.

“Ignorar esta carta pode levar nossos clientes a iniciar um processo a aumentar a responsabilidade por custos. Tais números de streaming e vendas são estimados em milhões de libras.”

Herdeiros disputam direitos autorais de obra de Jimi Hendrix
Jimi Hendrix

As inovações presentes em “Are You Experienced”, lendário álbum de Jimi Hendrix

Os representantes de Hendrix alegam que os músicos assinaram documentos nos anos 1970 abrindo mão de qualquer tipo de reivindicação, além de concordarem em não iniciar batalhas judiciais.

Ambos ganharam compensações financeiras nos acordos. As partes interessadas alegam não possuir vínculos com tais registros, o que os invalidariam.

O fato é que não há um valor especificado. Entretanto, a informação de que “tais números de streaming e vendas são estimados em milhões de libras”. “Ignorar esta carta pode levar nossos clientes a iniciar processos contra você e pode aumentar sua responsabilidade por custos”, informou o advogado.

No entanto, mais recentemente, a advogada Dorothy Weber, que representa a Experience Hendrix e a Sony Music Entertainment, respondeu entrando também com um processo na última terça-feira (18 de janeiro) no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Sul de Nova York.

Desse modo, ela afirma que os representantes de Mitchel e Redding assinaram documentos em abril de 1973, abrindo mão de ganhos adicionais e recebendo uma boa quantia por isso. “Qualquer reivindicação de propriedade pelos réus foi prescrita décadas atrás”, disse Weber.

O fim da Jimi Hendrix Experience

A Jimi Hendrix Experience se separou em junho de 1969, após Noel Redding deixar o grupo. No entanto, Mitch Mitchell chegou a se apresentar mais algumas vezes com Jimi Hendrix, que foi encontrado morto no dia 18 de setembro de 1970, aos 27 anos, em Londres. Assim, a causa oficial,  de acordo com os procedimentos post-mortem, foi asfixia pelo próprio vômito, devido ao consumo excessivo de barbitúricos.

Mitch Mitchell morreu dia 12 de novembro de 2002, aos 57 anos, em decorrência de cirrose hepática. Poucos meses mais tarde, em 11 de maio de 2003, foi a vez de Noel, por conta de uma hemorragia também causada por cirrose. Ele tinha 62 anos.

Enquanto esteve ativo, o trio lançou três álbuns: “Are You Experienced?” (1967), “Axis: Bold as Love” (1967) e “Electric Ladyland” (1968).

Fonte: whiplash, Conjur