A tecnologia 5G vai aumentar a produtividade em 20% a 30% para o agronegócio
A cerimônia de lançamento (30) da primeira fazenda 5G no Brasil. O “5G no Agro”, nome dado ao evento, ocorreu na fazenda Ipê, na Baixa Grande do Ribeiro, sul do Piauí. O mesmo contou com a entrega de 310 pontos de conexão gratuita à internet. Além de 310 computadores para 31 escolas do estado.
O “5G no Agro” vai levar tecnologia para o campo. O que vai proporcionar um ganho de produtividade de 20% a 30% para a agricultura. As entregas vão levar inclusão digital para cerca de 5 mil alunos.
Durante o evento, foram inaugurados 310 pontos de conexão gratuita à internet em banda larga. E entregues 310 computadores para 31 escolas piauienses. Durante o evento, o Presidente Jair Bolsonaro, fez a entrega simbólica dessas máquinas. Benefício do Programa Computadores pela Inclusão.
O 5G no Agro vai ampliar o uso de inteligência artificial com máquinas autônomas. Que serão capazes de tomar decisões inteligentes, sem interferência humana. A tecnologia vai proporcionar autonomia a tratores, colheitadeiras, bem como para outras máquinas.
Além de permitir uso de drones na fazenda que usa o 5G no Brasil. Que captam e transmitem imagens com alta definição e precisão. Garantindo, dessa forma, mais eficiência para o dia a dia no campo. O 5G vai permitir ainda que a saúde de um animal seja monitorada em tempo real, independentemente da distância. Isso, de acordo com o ministério das Comunicações.
Programa Computadores pela Inclusão
O Governo Federal já distribuiu mais 164 equipamentos para outros 14 municípios do Piauí. Totalizando, contudo 474 terminais que levam inclusão digital para alunos da rede pública de ensino. Por meio do Programa Computadores pela Inclusão. A população de 600 municípios do Brasil já foi beneficiada.
Dessa forma, recebeu mais de 25 mil máquinas reformadas nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). Onde passam por limpeza, testes, troca dos componentes e instalação de softwares. Assim sendo, favorecendo a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
Além disso, cerca de 17 mil pessoas já se formaram nos 103 cursos. Sobretudo, ofertados pelos CRCs nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Como por exemplo, informática, suporte e robótica.
O Governo Federal também levou conectividade em alta velocidade. Sobretudo, a mais de 310 escolas no Piauí. Isso tudo, por meio do Wi-Fi Brasil. Além disso, estão em funcionamento na região outras 416 antenas, que alcançam 141 municípios. E ainda, garantindo acesso à internet para estudantes e professores. A ação conta com mais de 15 mil antenas. Em funcionamento em todo o país atualmente. Das quais 7 mil ficam na região Nordeste.