Câncer de mama é a principal causa de morte entre as mulheres
O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do de pele não melanoma, de acordo como Instituto Nacional de Câncer. A doença também é o que causa mais mortes entre as mulheres no Brasil.
Nesse sentido, para ajudar no diagnóstico precoce, o Google anunciou (30) que licenciou um projeto de pesquisa de inteligência artificial (IA) para identificar o problema.
Desse modo, é a a primeira vez que a ideia ganha essa dimensão comercial, com o objetivo de aprimorar os recursos atuais para detectar doenças do gênero.
A tecnologia deve chegar a ambientes clínicos por volta de 2024, conforme informações divulgadas pela gerente de comunicações do Google, Nicole Linton. Já a implementação comercial depende do sucesso dos testes contínuos que pode validar o uso dessa IA em escala maior.
Essa parceria é baseada em um trabalho anterior do Google para melhorar a detecção do câncer de mama. Assim, dois anos atrás, os pesquisadores da companhia publicaram um artigo na revista Nature, no qual defendem que o sistema de IA da marca superou vários radiologistas na identificação de sinais da doença.
A pesquisa diz que o modelo reduziu os falsos negativos em até 9,4% e os falsos positivos em até 5,7%, entre milhares de mamografias estudadas.
Com a movimentação, a iCAD quer incorporar o modelo de pesquisa da gigante da tecnologia às ferramentas já utilizadas pela empresa.
Uma exemplo é a “ProFound AI”, que analisa imagens de tomossíntese digital de mama (DBT na sigla em inglês), uma técnica de imagem avançada às vezes chamada de “mamografia 3D”. Na prática, a ferramenta digitaliza imagens para procurar densidades e calcificações de tecidos moles procurando por alterações malignas.