Você está visualizando atualmente Fórum de Mudanças Climáticas terá painéis temáticos e reuniões de câmaras técnicas para proposição de ações
O II Fórum de mudanças climáticas, que acontece nos dias 27 e 28 em Campo Grande, terá painéis temáticos e reunião de câmaras técnicas. Foto: Arquivo

Fórum de Mudanças Climáticas terá painéis temáticos e reuniões de câmaras técnicas para proposição de ações

Saiba tudo sobre o Fórum a seguir

O II Fórum de Mudanças Climáticas que acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), em Campo Grande, terá programação extensa de palestras e no primeiro dia e discussões técnicas com encaminhamento de medidas práticas no segundo dia. Nesse sentido, foram convidados quatro palestrantes com pesquisas relevantes na área para conduzirem os painéis temáticos.

A abertura do evento será às 8h do sábado com as presenças do governador Eduardo Riedel, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, que comporão a mesa de trabalhos. Em seguida, após a solenidade de abertura serão empossados os membros do Fórum, que terá a seguinte estrutura:

Conselho Deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e quatro membros notáveis convidados pelo Governo do Estado; a Secretaria Executiva; a Plenária; o Comitê Técnico-Científico; e as Câmaras Técnicas. Contudo, os membros da Plenária, num total de 60, estão distribuídos entre Poder Público (20 membros), Sociedade Civil Organizada (20 membros) e Academia e Instituições de Pesquisa Públicas e Privadas. Também com 20 membros. Portanto, as instituições e entidades que indicarão representantes para a Plenária estão listadas no Regimento Interno do Fórum. Publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro de 2024.

O Fórum Sul-Mato-Grossense de Mudanças Climáticas tem a incumbência de estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às alterações provocadas pelo aquecimento do planeta; contribuir para atingir a meta de Estado Carbono Neutro até 2030. Debater e sugerir medidas que promovam a redução das emissões de GEEs (gases do efeito estufa). E todas as ações relacionadas à conservação e proteção ambiental que tenham relação com as mudanças climáticas.

Palestras e painéis

A doutora em Governança Climática Natália Braga Renteria fará a palestra de abertura do Fórum com o tema: Provocação Sustentável – inovação e ação. Ela é especialista em governança climática e liderança em mercados de carbono. E sua contribuição será no sentido de estimular a construção de uma agenda climática estruturante e de impacto em Mato Grosso do Sul.

Na parte da tarde acontecerão outros três painéis temáticos: Territórios Complexos, Soluções Complexas, ministrado pelo geógrafo Luiz Eduardo Panisset; Políticas Públicas para um Futuro Sustentável, com Daniel Barcelos Vargas, doutor e mestre em Direito; e O Desafio de Criar Cidades Sustentáveis, pelo doutor, arquiteto e pesquisador especializado em Arquitetura para a Saúde Fábio Oliveira Bitencourt Filho.

No fim da tarde desse primeiro dia de eventos ainda haverá espaço para perguntas e rodada de diálogo entre os palestrantes e participantes.

Câmaras Técnicas

No segundo dia do fórum, câmaras técnicas debaterão e proporão medidas práticas para combater e mitigar os efeitos das mudanças climáticas no Estado. Contudo, além de promover adaptações à nova realidade. No entanto, esses núcleos focados apresentarão seus trabalhos à Plenária e ao Conselho, facilitando as deliberações.

Por fim, os membros da Plenária escolherão em qual das quatro câmaras técnicas desejam participar. Portanto, na parte da manhã do dia 28 reúnem-se as Câmaras Técnicas Serra da Bodoquena e Pantanal. E na parte da tarde as Câmaras Técnicas Impactos Climáticos e Adaptações Urbanas e Recursos Hídricos.

Em conclusão, serão emitidos certificados aos participantes do Fórum, a inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do evento.

Fontes: semadesc/sebrae