Você está visualizando atualmente Dourados renova mobiliário das salas de aula, são 11.500 peças
Investimentos em Dourados que renova mobiliário dão mais qualidade ao ensino e elevam o nível das escolas

Dourados renova mobiliário das salas de aula, são 11.500 peças

Troca do mobiliário das salas de aula de Dourados permite mais conforto para os alunos e qualidade no ensino municipal

A Secretaria Municipal de Ensino de Dourados renova mobiliário para a Rede Municipal de Ensino e para o prédio administrativo. Prefeitura utiliza recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.

Segundo a secretária de Educação do município, Ana Paula Benitez Fernandes, todos os alunos serão contemplados com os 11.500 jogos adquiridos.

“Há muito tempo não se fazia, portanto, este investimento na Reme. Além dos jogos de mesa e cadeira, foram adquiridos também cadeiras executivas, mesas, longarinas entre outros”, explica a secretária.

Dourados renova mobiliário com R$ 7.380.020,95

Ao todo, aplicam-se R$ 7.380.020,95 na compra. O restante dos recursos do Fundo utiliza-se, portanto, na compra de novos computadores para rede de ensino. O processo de licitação está em andamento.

“São, dessa maneira, cerca de 1.100 novas máquinas para a revitalização dos laboratórios das escolas, que está bastante desatualizado”, complementa Ana Paula.

O investimento em educação é, portanto, estratégico na retomada das aulas após o período de aulas presenciais suspensas por conta da pandemia de Covid. Além do conforto para os alunos, os investimentos também têm o compromisso de auxiliar os professores da rede municipal.

Para o prefeito Alan Guedes, os investimentos dão, dessa maneira, mais qualidade ao ensino e elevam o nível das escolas da Reme. “Nos últimos tempos temos observado uma não permanência de alunos depois do 5º ano. Estamos perdendo estes estudantes para outras instituições que oferecem mais oportunidades de formação. Com estes investimentos, nós pretendemos continuar participando da formação das crianças até a ida para o ensino médio”, ressalta.

Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação é um Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual. Um total de vinte e sete Fundos. Composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal.

O Fundeb instituiu-se, portanto, como instrumento permanente de financiamento da educação pública por meio da Emenda Constitucional n° 108, de 27 de agosto de 2020, e encontra-se regulamentado pela Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.