No momento, você está visualizando Prefeitura de Dourados conclui 2 dias de ação com 3,9 toneladas de alimentos distribuídos nas aldeias
Dourados fortalece agricultura familiar indígena com PAA. Entrega de alimentos somou 3.917,5 kg de produtos destinados às escolas da reserva Foto: PM Dourados

Prefeitura de Dourados conclui 2 dias de ação com 3,9 toneladas de alimentos distribuídos nas aldeias

Dourados fortalece agricultura familiar indígena com PAA

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), finalizou os dois primeiros dias de recebimento e entrega de alimentos da agricultura familiar indígena. A ação somou 3.917,5 kg de produtos frescos, destinados simultaneamente às escolas da Reserva Indígena e às famílias atendidas, com impacto direto na segurança alimentar das comunidades.

Nesses dois dias, a Prefeitura beneficiou 10 produtores indígenas, adquirindo deles os produtos. Em seguida, forneceu os alimentos para a merenda escolar e para as crianças levarem para casa. A iniciativa contempla a primeira etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado exclusivamente para a Reserva Indígena de Dourados.

Parceria estratégica

A execução do programa ocorre em parceria entre a Prefeitura de Dourados e a Agraer, com investimento de R$ 1,3 milhão do Ministério do Desenvolvimento Social. São, no total, 224 famílias indígenas produtoras cadastradas como fornecedoras de legumes, frutas, hortaliças e produtos caseiros.

No primeiro dia de recebimento (3), a Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó, recebeu 1.114,6 kg de alimentos. No segundo dia (4), houve ampliação do processo e assim, duas escolas também da Bororó fora contempladas, somando 2.802,9 kg. A Escola Municipal Indígena Lacuí Roque Isnard recebeu 741,6 kg, enquanto a Escola Municipal Indígena Araporã recebeu 2.061,3 kg.

Alimentos entregues

Entre os alimentos entregues, destacaram-se abóbora menina, quiabo, mamão, tomate rasteiro, caxi, melancia, milho verde, abacaxi, salsinha e couve folha. Além disso, houve a entrega de mais de 150 unidades de pães. Assim, cada aluno da Escola Municipal Indígena Lacuí Roque Isnard recebeu um pão. A próxima etapa ampliará o atendimento nesta semana, com recebimentos programados para a Aldeia Jaguapiru e, posteriormente, para a Aldeia Panambizinho.

O prefeito Marçal Filho destacou que o PAA é um dos programas mais estratégicos para fortalecer a segurança alimentar das famílias indígenas. “A união entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura valoriza a  produção própria comunidade”, enfatizou. “Os alimentos cultivados pelos produtores indígenas são comprados, permanecem dentro da Reserva e chegam às escolas, aos CRAS e às famílias. Isso garante qualidade nutricional, renda local e fortalecimento da identidade produtiva. É um programa essencial, e a Prefeitura continuará apoiando para que siga crescendo”, afirmou.

O impacto do PAA

O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, reforçou que o PAA tem impacto direto na produtividade e no desenvolvimento econômico da agricultura familiar indígena. “Além de fortalecer práticas agrícolas tradicionais, o PAA dá estabilidade para que os produtores continuem produzindo, assegura renda para manter as atividades e contribui para que cada família tenha alimentos frescos e diversificados. O trabalho conjunto mostra resultados concretos, tanto na merenda escolar quanto no apoio às famílias da Reserva”, destacou.

Com a continuidade do programa ao longo das próximas semanas e para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais o atendimento, consolidando a agricultura familiar indígena como protagonista do abastecimento local e fortalecendo a economia comunitária da Reserva Indígena em Dourados.

Fonte: PM Dourados