No momento, você está visualizando Chuvas irregulares e calor acima da média devem marcar o início do plantio da soja em Mato Grosso do Sul
As condições climáticas para o plantio de soja em MS exigem cautela. Trimestre será mais quente que o normal com maior evaporação da umidade Foto: Aprosoja-MS

Chuvas irregulares e calor acima da média devem marcar o início do plantio da soja em Mato Grosso do Sul

Condições climáticas no início do plantio da soja em MS exigem cautela

As operações do plantio da safra de soja 2025/2026 em MS devem iniciar sob condições climáticas que exigem cautela dos produtores. Assim aponta o boletim elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/Semadesc). No Estado, o plantio da safra começa no dia 16 de setembro e se estende até o dia 31 de dezembro.

De acordo com o levantamento, as precipitações apresentam irregularidade e podem variar bastante, ficando abaixo ou acima do esperado em diferentes regiões do Estado. Apenas a faixa centro-oeste de Mato Grosso do Sul apresenta tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média. Historicamente, o período acumula entre 300 e 400 mm na maior parte do território sul-mato-grossense, chegando a 600 mm na região sul.

Trimestre será mais quente que o normal

Além disso, os modelos climáticos indicam que o trimestre será mais quente que o normal, com períodos de calor intenso e maior evaporação da umidade do solo. Mesmo assim, o boletim alerta para a possibilidade de episódios isolados de frio, com quedas que podem levar os termômetros a 8°C ou 10°C, em algumas localidades.

Outro ponto de destaque é o fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que deve permanecer em condição de neutralidade durante o trimestre, com 57% de probabilidade. Na prática, isso significa que não haverá influência direta do fenômeno sobre o regime de chuvas, reforçando o cenário de instabilidade.

Segundo o coordenador técnico da Aprosoja-MS, Gabriel Balta, é fundamental que o produtor rural acompanhe atentamente as atualizações meteorológicas e avalie com cautela o momento ideal para a semeadura. “Uma vez implantada a cultura, não há como voltar atrás. Um bom posicionamento inicial pode transformar completamente o cenário de desenvolvimento da lavoura”.

Ainda de acordo com Gabriel, é recomendado escalonar as datas de plantio. Primordialmente, para mitigar riscos e aumentar a eficiência produtiva. De fato, a escolha da cultivar também deve ser criteriosa. Por conseguinte, em áreas com maior instabilidade, o ideal é optar por cultivares de ciclo longo. Já em regiões de calendário mais regular, permite-se o uso de cultivares de ciclo precoce a médio. Além disso, outro ponto é selecionar cultivares alinhadas à fertilidade do solo. Dessa forma, isso garante melhor desempenho agronômico. Em outras palavras, também garante maior retorno sobre o investimento.

Lançamento Nacional do Plantio de Soja

Mato Grosso do Sul sedia a Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2025/2026. Os organizadores realizarão o evento na Fazenda Recanto, em Sidrolândia (MS), no dia 3 de outubro, às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

O encontro realizado pela Aprosoja Brasil, Aprosoja-MS e Canal Rural reunirá autoridades, produtores e especialistas para debater os principais desafios e oportunidades do mercado, clima para a safra e geopolítica.

As inscrições para participar presencialmente do evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente acessando https://eventos.canalrural.com.br/plantio-da-soja (copie e cole em seu navegador).

“Este evento é uma oportunidade única de nos reunirmos, trocar experiências, ampliar conhecimento técnico e fortalecer o nosso setor agrícola. Contamos com a presença de todos os produtores, envolvidos do meio rural. Venham fazer parte dessa celebração do nosso potencial agrícola e juntos vamos cultivar um futuro de prosperidade”, reforça o presidente da Aprosoja-MS, Jorge Michelc.

Fonte: Aprosoja-MS