Representante do Governo Federal visitou escolas nas aldeias de Dourados
A educação de crianças e adolescentes nas aldeias indígena de Dourados foi pauta de encontro, entre o prefeito Alan Guedes e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Zara Figueiredo.
Dessa forma, acompanhada da secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, do procurador-geral do Município, Paulo César Nunes, e do secretário de Governo, Wellington Rocha, Zara visitou na manhã desta segunda unidades de educação nas aldeias de Dourados.
Por isso, a comitiva teve ainda o deputado federal Geraldo Resende, a deputada estadual Gleice Jane, e representantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
Então, todos presentes também na reunião com o prefeito.
Com os dados e as informações coletadas na visita, a secretária do MEC pediu estabelecido um Grupo de Trabalho, com participação das universidades e da Funai.
Sendo assim, que fizesse um relatório multidisciplinar que deve ser encaminhado, além do MEC, também para os ministérios dos Povos Indígenas, dos Esportes e dos Direitos Humanos.
Alan Guedes educação indígena
“Toda política de grupos mais fragilizados precisa de uma atuação no próprio território e vamos defender essas pautas junto ao Governo Federal que implantadas”, disse a secretária ao prefeito Alan Guedes e aos deputados Geraldo Resende e Glace Jane.
De acordo com Alan Guedes, essa foi uma excelente oportunidade para se debater a educação indígena na Grande Dourados.
“Essa uma agenda de suma importância para conhecer a realidade educacional indígenas e fazer os encaminhamentos necessários, por meio desse Grupo de Trabalho, diretamente aos ministérios relacionados na busca por recursos junto ao Governo Federal para implantá-los”, disse o prefeito.
”Queremos caminhar em parceria com a gestão municipal, assim como a estadual para começarmos atuar nas questões e ações que iniciaremos aqui no Mato Grosso do Sul, como a ressocialização de presos indígenas, projetos de agroecologia, além das questões territoriais e gestão ambiental”, enumerou o secretário
Fonte: pm dourados