No momento, você está visualizando Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo
Agências do INSS oferecem atendimento extra neste sábado e domingo. O INSS garante o reencaixe aos beneficiários que optarem por dias úteis. Foto: agência brasil

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

O INSS suspenderá os serviços presenciais nos últimos dias de janeiro e, por isso, as agências de todo o Brasil realizarão atendimento neste sábado (24) e domingo (25)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). O objetivo é antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais dos dias 28, 29 e 30 de janeiro.

O INSS informou que, nos casos em que o beneficiário preferir atendimento em um dia útil, será providenciado o reencaixe.

Os canais remotos de atendimento, como o Meu INSS, por site e aplicativo, e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

Manutenção

Na próxima quarta-feira (28), quinta-feira (29) e sexta-feira (30) as agências do INSS em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev. Empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os canais remotos de atendimento Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 também ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

A medida, segundo o INSS, é necessária para a modernização dos sistemas, para assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.

Sobre o INSS

Por fim, confira quando o INSS foi criado.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) surgiu em 27 de março de 1990, por meio da Lei nº 8.029, quando o governo federal reorganizou a administração pública no início do governo Fernando Collor.

O governo fundiu dois órgãos para criar o INSS:

  • o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), que concedia os benefícios, e

  • o IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social), que administrava a arrecadação e os recursos financeiros.

Por fim, com essa mudança, o governo buscou centralizar e tornar mais eficiente a gestão da Previdência Social. Reunindo em uma única instituição a arrecadação, o controle e o pagamento dos benefícios. Desde então, o INSS passou a conceder aposentadorias, pensões, auxílio-doença, salário-maternidade e outros benefícios previdenciários aos trabalhadores brasileiros.

Fonte: agência brasil