A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) da Prefeitura de Naviraí apresentou relatório das ações desenvolvidas nos meses de mais e junho pelo Núcleo de Zoonoses e Controle de Animais. Nesse período, o órgão recebeu 25 denúncias de maus-tratos a animais, sendo contra 23 cães e 2 gatos.
“Atendemos todas as denúncias e, prontamente, verificamos cada uma no prazo de 24 horas. Em todos os casos tomamos as devidas precauções com orientações aos proprietários e, quando necessário, acionamos a Polícia Militar Ambiental (PMA)”, informa o médico veterinário, coordenador José Mário Fernandes (Vigilância Sanitária).
José Mário salienta que durante a checagem da denúncia é verificado se existe abandono, envenenamento, prisão constante em correntes ou cordas muito curtas, habitação em lugar anti-higiênico, prisão em espaços incompatíveis com o porte do animal ou local sem iluminação e ventilação. Também é averiguado se o animal sofreu algum tipo de mutilação ou foi utilizado em atividade que possa lhe causar lesões, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo, rinhas ou outros inconvenientes. Fonte: Noticias de Naviraí