No momento, você está visualizando Vai viajar? Veja 7 dicas para a bateria do seu celular durar mais na rua
A primeira dica é considerar comprar um carregador portátil. - Foto: Reprodução.

Vai viajar? Veja 7 dicas para a bateria do seu celular durar mais na rua

Manter a bateria do celular carregada durante viagens ou passeios longos pode ser um desafio

Afinal, o smartphone virou companheiro indispensável e usado como GPS, câmera e até carteira digital. Para fazer a bateria do seu celular durar mais, é possível recorrer a algumas práticas simples, como ajustar o brilho da tela para níveis baixos, ativar o modo de economia de energia e desativar notificações de aplicativos pouco usados. Além disso, contar com acessórios como power banks também pode ser bastante útil.

Listamos sete recomendações para te ajudar a prolongar a autonomia da bateria do seu smartphone, seja ele Android ou iPhone. Continue a leitura e descubra como viajar com mais tranquilidade e sem medo de ficar sem bateria no momento em que mais precisar.

7 dicas para a bateria do seu celular durar mais na rua

  1. Considere comprar um carregador portátil
  2. Ative o modo de Economia de Energia
  3. Ajuste o brilho da tela para níveis baixos
  4. Use os dados móveis com moderação e prefira redes Wi-Fi quando possível
  5. Baixe mapas para usar offline
  6. Considere adotar o modo escuro
  7. Desative a notificação de aplicativos desnecessários ou pouco usados

1. Considere comprar um carregador portátil

O carregador portátil, mais conhecido como power bank, é um eletrônico que armazena energia e permite recarregar outros eletrônicos, como celulares, tablets, smartwatches, fones de ouvido e mais. Eles duram 500 ciclos, ou seja, você pode usá-lo para recarregar um dispositivo até 500 vezes, e a capacidade varia conforme a quantidade de mAh — há power banks de 10.000 mAh, 20.000 mAh e até 50.000 mAh. Para fins de comparação, um celular Android costuma ter bateria de 5.000 mAh.

Ou seja, com um carregador portátil de 20.000 mAh, por exemplo, você consegue dar 4 ciclos de bateria completo em um Galaxy A54 antes de pôr o power bank para recarregar. Por armazenarem energia, os carregadores portáteis são ideias para momentos nos quais você não pode ficar sem bateria de jeito nenhum, como em viagens.

2. Ative o modo de Economia de Energia

Presente em celulares Android e iPhone (iOS), este modo limita ou reduz o uso de recursos que drenam a bateria do celular mais rápido. Uma vez habilitada, a função reduz o desempenho do processador, diminui a taxa de atualização, limita as atividades em segundo plano, suspende funções de localização e desativa a sincronização automática. Se a autonomia do seu smartphone deixa a desejar, experimente ativar o modo de economia de energia para prolongá-la.

vai-viajar-veja-7-dicas-para-bateria-seu-celular-durar-mais-na-rua
Modo de economia de energia ajuda a prolongar autonomia da bateria. – Foto: Arquivo/ Shutterstock.

3. Ajuste o brilho da tela para níveis baixos

Ajustar o brilho da tela para níveis inferiores é mais uma forma de economizar bateria, principalmente se o display o seu celular for OLED ou AMOLED. Isso porque tais tecnologias não consomem bateria quando o LED não emite luz. Ou seja, se o brilho da tela do seu celular estiver no mínimo, o consumo de bateria será menor.

Outra opção é habilitar o ajuste de brilho automático, o que pode ser feito por meio da central de controle deslizante. Com isso, o celular ajustará o nível de luminosidade conforme o ambiente em que você estiver, reduzindo o consumo desnecessário de energia.

4. Use os dados móveis com moderação e prefira redes Wi-Fi quando possível

Dados móveis consomem mais bateria que o acesso às redes Wi-Fi, uma vez que o celular fica constantemente tentando se conectar às torres em busca de sinal. Por outro lado, o Wi-Fi apresenta uma conexão mais estável e próxima, de forma que o smartphone gasta menos energia para se manter conectado.

Por isso, quando estiver viajando, opte por usar as redes Wi-Fi de hotéis, cafés, lojas e lanchonetes. Lembre-se, porém, de evitar redes públicas, já que elas são menos seguras e mais propensas a interceptações. Caso precise se conectar a redes Wi-Fi abertas, use aplicativos de VPN para proteger a conexão e não realize transações bancárias ou outras operações sensíveis.

5. Baixe mapas para usar offline

Baixar mapas é outra forma de economizar bateria. O acesso de aplicativos como Google Maps por meio dos danos móveis consome bastante bateria, pois o celular precisa ficar constantemente atualizando a rota — algo que aumenta a necessidade de processamento e também a busca por redes estáveis. Ao baixar os mapas necessários à sua locomoção, você evita o aumento desse consumo e também não passa “perrengues” tentando acessar a rota em locais sem sinal de rede, como em autoestradas.

vai-viajar-veja-7-dicas-para-bateria-seu-celular-durar-mais-na-rua
Google Maps permite baixar mapas para navegar offline. – Foto: Reprodução.

6. Considere adotar o modo escuro

A habilitação do modo escuro também ajuda a reduzir o consumo energético, fazendo a bateria do seu celular durar mais, principalmente a tela do seu celular for do tipo OLED ou AMOLED. Conforme explicado anteriormente, displays com essas tecnologias não emitem luz para pixels pretos. Como, no modo escuro, a interface está majoritariamente preta, o consumo de energia é bem menor. O ajuste é simples e pode ser feito diretamente a partir da central de controle de celulares Android e iPhone (iOS).

7. Desative a notificação de aplicativos desnecessários ou pouco usados

As notificações ativas drenam a bateria do seu celular muito mais rápido, uma vez que o aparelho emite sinais constantes, seja por som, vibração ou luz na tela. Por isso, uma boa dica para economizar energia é desativar as notificações de aplicativos pouco importantes ou pouco usados. Basta ir até as configurações ou ajustes do celular, procurar a seção de apps, selecionar um dos softwares e gerenciar as notificações permitidas.

Fonte: techtudo