Você está visualizando atualmente UFMS lança regras para o Vestibular 2022 e Passe 2021
O reitor da UFMS, Marcelo Turine fala em coletiva à imprensa das regras dos exames Vestibular e Passe 2022

UFMS lança regras para o Vestibular 2022 e Passe 2021

Inscrições já estão abertas para o Vestibular 2022 e Passe 2021 da UFMS; processos seletivos oferecem mais de 5,5 mil vagas em diversas cidades do Estado

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou hoje (9) as regras para a realização do  Vestibular 2022 e a edição de 2021 do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe). Assim, ambos os processos seletivos recebem inscrições até 8 de novembro.

Portanto, neste ano são ofertadas 5.525 vagas, sendo 3.347 para o Vestibular e 1.089 para o Passe, distribuídas entre os todos os cursos. Eles são ministrados, desse modo, nos prédios da Cidade Universitária e dos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul. Assim também, em Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site concurso.fapec.org.

A taxa de inscrição é de R$ 120 tanto para o Vestibular quanto para o Passe. Desse modo, a UFMS concede isenção da taxa para os candidatos de baixa renda que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular bom bolsa integral.

Portanto, os pedidos de isenção da taxa podem ser feitos até 17 de setembro, pela internet. Isto é, o candidato deverá comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse sentido, o resultado das solicitações será publicado no dia 4 de outubro.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine enfatizou o compromisso da Universidade com o acesso ao ensino superior. “A cada ano estamos aprimorando o processo do Vestibular e PASSE, fortalecendo a entrada dos nossos jovens que sonham em cursar uma graduação de excelência”, enfatizou.

Este ano a UFMS aumentou em 335 vagas o total do processo seletivo. “Desde 2017, adotamos os processos próprios e temos proporcionando essa possibilidade de ingresso para toda a comunidade sul-mato-grossense e o Brasil, principalmente os estados que fazem fronteira com MS “, afirmou Turine.

Vagas

Juntando os dois processos seletivos, a UFMS oferece 5.525 vagas. Desse modo, 3.347 são para o Vestibular e 1.089 para a terceira etapa do Passe. Logo, os candidatos da segunda e primeira etapas do Passe só concorrerão às vagas em 2022 e 2023, respectivamente.

Na UFMS, portanto, 60% das vagas são destinadas ao Vestibular, 20% ao Passe e 20% ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dessa maneira, metade das vagas de todas as formas de ingresso é reservada para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme determina a Lei de Cotas.

Provas

As provas do Vestibular 2022 da UFMS serão realizadas no dia 5 de dezembro, das 8h às 13h. Ou seja, os candidatos terão que elaborar uma redação e responder 60 questões objetivas de múltipla escolha.

No caso do Passe, por exemplo, as provas serão aplicadas no dia 12 de dezembro, das 8h às 13h. Assim, o caderno de provas terá 60 questões objetivas para todas as etapas e, somente para a terceira, uma redação.

Baixe as provas e gabaritos da UFMS

Todas as provas, no entanto, serão realizadas presencialmente nas cidades onde estão localizados os cursos da UFMS e em Dourados.

Resultado

No dia 24 de janeiro, a UFMS divulgará o resultado preliminar dos processos seletivos. Portanto, o resultado final do Vestibular 2022 e Passe 2021 será publicado no dia 9 de fevereiro.

Mais informações no Edital do Vestibular 2022 e nos Editais do Passe 2021.

Mais explicações

PASSE

Desse modo, o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) é uma forma de ingresso na UFMS, que em vez de avaliar o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao
final de cada ano do Ensino Médio. Assim, desde 2020, 20% das vagas dos cursos de graduação são
reservadas para esta modalidade de ingresso.

COMO FUNCIONA?

Os alunos que se candidatam para essa modalidade de avaliação e realizam as provas de forma semelhante ao vestibular tradicional, contudo o processo de seleção começa ainda no 1° ano do Ensino Médio.
Dessa forma, serão três exames, um ao final de
cada ano (1°, 2° e 3°).

No caso do Passe, você escolherá o curso somente no ano de conclusão do Ensino Médio, no
ato da inscrição para a 3ª etapa do programa.

QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DAS
PROVAS?
O conteúdo de cada prova é respectivamente o de cada ano do Ensino Médio.
Portanto: 1ª etapa – conteúdo do 1º ano; 2ª etapa – conteúdo do 2º Ano; 3ª etapa conteúdo do 3º ano.

TRIÊNIO
O candidato deve prestar as etapas do PASSE dentro do triênio em que iniciou, por exemplo, caso o candidato participe do PASSE UFMS 2021-2023, ele prestará a
1ª Etapa em 2021, a 2º etapa em 2022 e a 3º
etapa em 2023.

Os estudantes que não realizarem a 1ª Etapa poderão fazer a inscrição a partir da 2ª etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore da 1ª Etapa.
Os estudantes que não realizarem a 1ª e 2ª etapas poderão se inscrever normalmente para a
3ª etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore tanto da 1ª Etapa quanto da 2ª Etapa

DA 1º ETAPA?
Os estudantes concluintes do 1º ano do Ensino Médio regular (ou 2º ano do Ensino Médio técnico
com duração de 4 anos).
DA 2º ETAPA?
Os estudantes concluintes do 2º ano do Ensino Médio regular (ou do 3º ano do ensino médio
técnico com duração de 4 anos).
DA 3º ETAPA?
Os estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Médio regular (ou do 4º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos)

Vestibular é para pessoas que tenham certificado de ensino médio

Estes deverão seguir o passo a passo que consta no Manual do Candidato. São alguns deles:

1º –  A UFMS torna público o Edital de Abertura de Inscrições para o PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR, com as regras, cronograma e o número de vagas ofertadas para cada curso.

2º –  Acesse a página de ingresso da UFMS e escolha uma das opções: treineiro ou concorrente
a curso de graduação (ampla concorrência ou vagas reservadas). Escolha também o curso desejado e o município onde quer realizar a prova.

Demais passos, estão no Manual do Candidato e site da UFMS.