A União Europeia anunciou uma série de leis de mudança climática com o objetivo de empurrá-la em direção ao seu objetivo de se tornar neutro em carbono até 2050.
Uma dúzia de projetos de propostas, que ainda precisam ser aprovados pelos 27 estados membros do bloco e pelo parlamento da UE, foram anunciados 14/7, incluem planos para taxar o combustível de aviação e efetivamente proibir a venda de carros movidos a gasolina e diesel em 20 anos.
As propostas, no entanto, devem enfrentar meses de negociações. Os planos desencadearam sérias lutas internas na Comissão Europeia, o braço administrativo do bloco, enquanto os ajustes finais estavam sendo feitos, disseram fontes à agência de notícias AFP.
“Agindo agora, podemos fazer as coisas de outra maneira … e escolher um caminho melhor, mais saudável e mais próspero para o futuro”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, (14/7).
“É nossa tarefa geracional … [assegurar] o bem-estar não só de nossa geração, mas de nossos filhos e netos. A Europa está pronta para liderar o caminho.”
As medidas são susceptíveis de aumentar as contas do aquecimento doméstico, bem como aumentar o custo dos voos na UE. A assistência financeira estará disponível para que as pessoas instalem isolamento e façam outras mudanças de longo prazo em suas casas.
Ft:bbc