Você está visualizando atualmente TSE capacita influenciadores para ajudar a combater fake news
TSE capacita influenciadores em Brasília.

TSE capacita influenciadores para ajudar a combater fake news

Treinamento inclui acompanhamento de julgamento em plenário

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu (4) em sua sede, em Brasília, 30 influenciadores digitais para participarem de uma capacitação sobre desinformação. Dezenas de capacitações do tipo já realizadas, mas esta é a primeira vez que o evento ocorre de forma presencial.

Contudo, um dos eixos do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a capacitação é uma parceria com o Redes Cordiais, primeira organização de educação midiática brasileira voltada para influenciadores.

Dessa forma, “O evento tem o objetivo de treinar os influenciadores sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e ajudem a combater as fakes news durante as eleições de 2022”, disse o TSE, em nota.

A capacitação inclui o acompanhamento de julgamento em plenário, aulas com técnicos sobre o funcionamento informatizado do sistema eleitoral brasileiro e inclusive a abertura da caixa de uma das novas urnas eletrônicas adquiridas para o pleito deste ano.

De acordo com o Rede Cordiais, os influenciadores atingidos pela iniciativa até o momento alcançam mais de 10 milhões de pessoas nas redes.

A iniciativa é uma das seis contempladas no programa Jogo Limpo, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas, em português), com o apoio do YouTube Brasil. Mas, os projetos selecionados receberam fundos e mentoria para o desenvolvimento de ações para enfrentar a desinformação antes das eleições.

Sala secreta: um boato desmistificado pelos influenciadores

Alvo de inúmeras teorias da conspiração que povoam a internet, a sala de totalização, descrita como escura e secreta por notícias falsas que buscam atacar a credibilidade do processo eleitoral, foi mais um dos locais visitados pelos influenciadores, que ficaram surpresos com o que encontraram.

Sendo assim, o jornalista Alexandre Borges brincou sobre o assunto e disse que a expectativa era a de se deparar com um verdadeiro “mundo invertido”, habitado por criaturas míticas dignas de um bom conto de ficção.

Então, uma alusão à série norte-americana Stranger Things, da Netflix.“ A ideia dos boatos disseminados pelas redes sociais que tentam vender para a gente é a de que você está indo para outro mundo”, disse.

TSE capacita influenciadores, aqui você pode conferir os conteúdos de cada um deles

Agda Carvalho (@negraeestilosa); Ailton Junior (@seriededicas); Alexandre Borges (@alex_borges); Amanda Costa (@souamandacosta); Ana Girassol (@anagirassol_); Babi Cady (@babicady); Babi Marca (@babiemversos); Cazé (@cazepecini); Cedê Silva (@TheBrazilianReport); Cristian Wari’u (@cristianwariu); Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen); Eduardo Prado (@ed.prado); Januária Alves (@janu_alves); Jackson Augusto (@afrocrente); João Pedro (@jpmota); Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades); Maju Sanchez (@majucca); Maria Carolina (@jornaljoca); Marlos Apyus (@apyus); Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland); Nathalia Luna (@nathalia.luna); Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Pastor Pedrão (@pastorpedrao); Preta Kiran (@pretakiran); Rennan Leta (@rennanleta); Ricardo Rigel (@treta.show); Stefan Costa (@transboylife_); Sulivã Bispo (@sulivabispo); Thais Rodrigues (@almapretajornalismo); William Reis(@williamreis85).

 

Fonte: Agencia do Brasil