Tema deste ano: “Juntos Salvamos Vidas”
A Prefeitura de Naviraí iniciou as ações alusivas a Campanha Maio Amarelo 2022. Neste ano, a campanha tem com tema “Juntos Salvamos Vidas”. Nesse sentido, a realização da campanha é do Núcleo Municipal de Trânsito. Assim como do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e do 3º GPM de Trânsito do 12º Batalhão da Polícia Militar. Todos atuam como parceiros da Administração Municipal. Entretanto, no decorrer do mês, ações de conscientização e informação sobre o trânsito serão conjunta. Ou seja, se realizarão através de entidades públicas e privadas do município.
Palestras sobre “Direção e Álcool”
Aliás, ela já começou. Nos dias 5 e 6 de maio, o 3º GPM de Trânsito realizou palestras sobre “Direção e Álcool”, em parceria com o Núcleo Municipal de Trânsito e o Detran. O evento, desse modo, aconteceu na unidade do Frigorífico JBS. Bem como, na Escola Estadual Juracy Alves Cardoso.
Abordagens educativas a motoristas e pedestres
Aliás, no dia 7 de maio, os servidores do Núcleo Municipal de Trânsito desenvolveram ações da Campanha Maio Amarelo 2022 no bairro Harry Amorim Costa. Nesse sentido, contaram com atividades educativas sobre segurança no trânsito envolvendo especialmente as crianças, que fizeram passeio de mini bugg. Assim, no decorrer do mês também realizam-se abordagens educativas, tanto aos motoristas quanto aos pedestres. Ela acontecerão nas principais vias de Naviraí.
O objetivo é proteger vidas no trânsito
A campanha dispôs painéis com o símbolo da campanha no centro da cidade, na praça central. Eles têm o símbolo da campanha com um alerta e objetivo de mostrar o tema principal: proteger vidas no trânsito. Feito, sobretudo, para conscientizar a população. Os painéis também estão visíveis na rotatória da Avenida Weimar Torres.
Assim, o Maio Amarelo é um movimento que visa reduzir acidentes de trânsito. E dessa forma, tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é colocar ênfase na segurança no trânsito e a necessidade de redobrar os cuidados uns com os outros. O trânsito, assim como avida, precisa de solidariedade, empatia e senso de cidadania. Por isso Naviraí trabalha nessa campanha educativa.