Você está visualizando atualmente TCE-MS prorroga prazo para envio do Balancete Contábil
O TCE-MS comunica aos seus jurisdicionados que prorrogou o prazo de envio dos dados do Balancete Contábil via CONTAS PÚBLICAS, TCE DIGITAL.

TCE-MS prorroga prazo para envio do Balancete Contábil

Muitos empresários desconhecem a importância do balancete contábil

O TCE-MS comunica aos seus jurisdicionados que prorrogou o prazo de envio dos dados do Balancete Contábil via CONTAS PÚBLICAS – TCE DIGITAL, por intermédio da Secretaria de Controle Externo.

O balancete do mês de dezembro de 2022  enviado até o dia 16 de março de 2023; e o prazo para o envio do balancete do mês de janeiro de 2023 prorrogado até o dia 31 de março de 2023.

Os manuais de Regras de Validações e suas atualizações estarão disponíveis no Portal do Jurisdicionado, no menu “Manuais”: Balancetes Contábeis (CONTAS PÚBLICAS). Acesse também pelo link: http://www.tce.ms.gov.br/portaljurisdicionado/conteudos/lista/4/7

As solicitações de esclarecimentos ou envio de dúvidas devem ser formalizadas exclusivamente pelo “Jurisdicionado”, devidamente cadastrado no Sistema e-CJUR, por meio do email atendimento@tce.ms.gov.br contendo a descrição detalhada da ocorrência ou do assunto para o qual necessita esclarecimento, arquivo “.ZIP” e telas do sistema, conforme o caso.

Para maiores informações, acesse o Diário Oficial no link https://portal-services.tce.ms.gov.br/portal-services/diario-oficiais/download?id=22583

TCE-MS prazo Balancete Contábil

Os Tribunais de Contas dos Estados (TCE) exercem uma função vital no território brasileiro: fiscalizar as despesas e receitas dos estados e municípios. Apesar disso, sua atuação ainda pode parecer obscura para quem não é familiarizado com o órgão, ou para aqueles que não possuem tanto conhecimento nas áreas de direito ou administração.

São órgãos públicos. Apesar de parecer estranho que um órgão do estado fiscalize o próprio estado, os TCEs são autônomos, ou seja, possuem independência financeira e administrativa. Ao contrário do que sugere o “Tribunal” no nome, o TCE não é um tribunal, e não pertence ao poder Judiciário, mas atua como um auxiliar do poder Legislativo no controle externo da Administração Pública.

O que é e para que serve o balancete contábil?

Muitos empresários desconhecem a importância do balancete contábil e como esse importante documento e demonstrativo preparado pela contabilidade pode ser útil para a gestão dos seus negócios.

Por meio do balancete, gestores, empresários e administradores podem obter um panorama geral das empresas que administram e um demonstrativo de todas as contas com os seus respectivos saldos.

Devido às suas características, esse documento emitido em intervalos menores que um balanço, por exemplo, auxiliando na gestão estratégica de curto prazo.