O motivo está nas correntes de jato, que trarão massas de ar polar
Separe seu agasalho, porque segundo os meteorologistas da Climatempo, as duas próximas ondas de frio já estão com data para começar. A primeira delas está prevista para iniciar no dia 15 de julho, enquanto a segunda no começo de agosto. Mas há previsão que dia 18 de julho a temperatura deve despencar em Campo Grande para 11º.
O motivo para a queda nas temperaturas tem origem na posição das correntes de jato. O que ocorre é que elas vão deixar as massas de ar de origem polar. Assim como as frentes frias, que estão na altura da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Pois são os lugares onde o frio será ainda mais intenso. Portanto, garanta seu agasalho para te proteger de todo esse frio.
Previsão do tempo para o começo desta semana de julho
Enquanto a frente fria não chega, diversos estados do país terão dias amenos e com sol no começo de julho. Em Campo Grande, por exemplo, entre 11 e 13 de julho, as temperaturas devem marcar entre 20 e 18º C, com a umidade do ar de 60 a 80%.
Mato Grosso do Sul deve ter frente fria a partir do dia 18 de julho, conforme a empresa meteorológica Climatempo. Antes disso, a partir da próxima segunda-feira (11), previsão divulgada pela companhia indica chance de chuvas em algumas cidades, de apenas 2 milímetros.
O Climatempo aponta que a Capital pode ter mínimas de 11º no próximo dia 18. Já no dia 12, a mínima é de 15ºC e há 90% de chance de chuva, estimada em apenas 2 milímetros, também em Dourados, cujos termômetros poderão baixar até 7ºC no dia 20.
Segundo o Inmet, cerca de 66 municípios de Mato Grosso do Sul seguem sob alerta de baixa umidade, entre 30% e 20%, com risco de incêndios florestais e à saúde. As orientações são que, neste período, se consuma bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia.
Essas e outras previsões do tempo podem ser vistas no portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).