Você está visualizando atualmente Sejusp participa de encontro nacional de secretários de segurança
Evento acontece pela primeira vez de forma presencial, após vários meses ocorrendo por meio de videoconferência em razão da pandemia da Covid-19

Sejusp participa de encontro nacional de secretários de segurança

Encontro reúne gestores das secretarias de Segurança de todos os estados brasileiros e acontece pela primeira vez de forma presencial

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, participou nesta quinta-feira (12), da reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Goiás. O encontro reúne gestores das secretarias de Segurança de todos os estados brasileiros e acontece pela primeira vez de forma presencial, após vários meses ocorrendo por meio de videoconferência em razão da pandemia da Covid-19.

O início da programação ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, prédio sede da administração pública estadual e que abriga o gabinete do governador do Estado, Ronaldo Caiado, bem como as sedes de secretarias e órgãos estaduais.

O evento, que reúne também representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem por objetivo discutir pautas em comum e de interesse a todos os estados, e também da União, além de traçar estratégias em conjunto, todas elas voltadas para a integração, com foco no combate à criminalidade violenta.

Secretários de segurança do Brasil

Entre falas de autoridades estaduais e federais, como do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Paim; e do presidente do Consesp e também secretário da Segurança Pública de Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, a reunião do colégio contou ainda com apresentações e painéis de temas como patrulhamento e investigação rural. O encontro do Consesp vai até esta sexta-feira (13).

Policiamento rural

O titular da Sejusp/MS é o representante da regional Centro-Oeste no Colégio Nacional de Secretários de Segurança, sendo responsável pela articulação e representação dos projetos estratégicos para todos os estados da região e o Distrito Federal.

Um dos temas defendidos por Videira no encontro de secretários, em Goiás, é a potencialização do policiamento preventivo e ostensivo nas áreas rurais dos estados, com a finalidade de desenvolver ações de prevenção e controle da criminalidade e proteção das comunidades rurais. “A ideia é uma modalidade de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo, direcionado para a zona rural, para coibir delitos nas propriedades e adjacências”, explica.