Vacinação contra Influenza segue disponível gratuitamente em unidades de saúde
A vacinação contra Influenza segue nas unidades de saúde de Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), vacinou 76 mil pessoas (13). Além disso, a vacinação teve início em 1º de abril, quando começou a campanha de imunização. Assim, o resultado é fruto da mobilização das equipes de saúde. Portanto, o objetivo é ampliar a proteção da população contra o vírus da gripe.
Grupos prioritários
A cobertura vacinal entre os grupos prioritários, como gestantes, idosos e crianças, está em 45,96%. No entanto, esse índice ainda pode melhorar. Para isso, é fundamental a adesão da população. Dessa forma, a campanha segue incentivando a participação de todos.
A Sems alerta que, nos grupos prioritários, a gripe Influenza pode apresentar maior gravidade. Por esse motivo, é solicitado que tomem a vacina. Além disso, recomenda-se a adoção de meios de prevenção. Se possível, que evitem aglomerações. Também sugere-se manter os ambientes ventilados.
Vacinas para todos
Vale destacar que, desde a primeira quinzena de maio, a Prefeitura de Dourados disponibilizou as doses da vacina contra a gripe. Elas estão disponíveis para todos os públicos. O objetivo é reduzir casos graves. Também visa diminuir internações no município.
Especialmente no período de outono e de inverno, a situação é mais delicada, com maior registro de doenças respiratórias. Com isso, as autoridades de saúde reforçam o chamado para que a população busque a imunização. Até o momento, Dourados recebeu um total de 93.220 doses da vacina contra a Influenza.
Aplicação gratuita nas unidades de saúde
A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados. Além disso, o funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Por outro lado, os postos de saúde da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h e das 13h às 22h, também de segunda a sexta-feira.
Já as unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II funcionam das 7h às 19h, de forma ininterrupta, igualmente de segunda a sexta-feira. Por fim, o Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana, além de contar com sala de imunização.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Fonte: PM Dourados