Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde nega surto de HIV em Campo Grande
Usuários do X, antigo Twitter, alarmaram sobre um suposto surto de HIV em Campo Grande (MS) na última semana.

Secretaria de Saúde nega surto de HIV em Campo Grande

Usuários do X, antigo Twitter, alarmaram sobre um suposto surto de HIV em Campo Grande (MS) na última semana. Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) afirmou o contrário, que a contaminação caiu nos últimos meses.

Conforme os dados repassados pela secretaria, notificados 449 casos de HIV em 2023; já em 2022, foram 487. Ainda não há dados registrados de 2024.

Desde 2013, foram notificados 4.048 casos em homens e 1.309 em mulheres na capital. Segundo a Sesau, existe uma tendência de crescimento do vírus em pessoas do sexo masculino em Campo Grande e nos demais estados brasileiros. Veja a tabela abaixo.

Número de casos de HIV em moradores de Campo Grande, entre 2013 e 2023. — Foto: Divulgação/Sesau

Ainda conforme a Sesau, existem 6,2 mil pessoa vivendo com HIV em Campo Grande, cadastradas no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom).

O índice não considera as subnotificações, apenas as pessoas que já iniciaram o tratamento em algum momento do seu diagnóstico e/ou estão em tratamento regular.

Surto HIV Campo Grande

Nos últimos 10 anos, 719 pessoas abandonaram o tratamento, ou seja, não retiraram os medicamentos antirretrovirais há mais de 100 dias.

Apesar dos registros terem caído, os cuidados contra o vírus sempre são válidos, reforça a secretaria.

Veja os cuidados necessários de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • Usar preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais (vaginal, anal e oral);
  • Não compartilhar seringas, agulhas e outros objetos perfuro cortantes não esterilizados com outras pessoas;
  • Mulheres vivendo com HIV/aids não devem amamentar, e necessitam realizar acompanhamento pré-natal para que tomadas as medidas necessárias à prevenção da transmissão vertical do HIV (da mãe para a criança).

Auto teste para diagnóstico de HIV é oferecido gratuitamente

Em 2023, lançada campanha educativa pra divulgar e incentivar às pessoas a fazerem o auto teste de HIV em Campo Grande.

Para pedir o exame, basta acessar o site do projeto A Hora é Agora, fazer um cadastro e escolher a forma como quer recebê-lo: em casa, por armários digitais usando um código secreto para ter acesso ou retirar o auto teste no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Centro de Especializado em Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip).

As unidades de saúde de Campo Grande também disponibilizam o auto teste.

Fonte: g1 ms