Telefones fixos têm até 8 de julho para se adequar
A regra que obriga o telemarketing a se identificar, ainda tem baixa adesão. Logo após um mês da entrada em vigor da nova norma para empresas de telemarketing. Que as obriga a usar números de telefone móvel com o prefixo 0303. E dessa forma, permitir que os consumidores identifiquem o tipo de chamada. E assim, decidam se querem atendê-la. Apenas 324 códigos cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram ativados.
Se por um lado, o uso do prefixo tenha se tornado obrigatório para as chamadas feitas de celulares a partir de 10 de março. Por outro, as empresas que usam telefones fixos podem se adequar à nova regra até 8 de julho.
“Temos sentido um empenho das empresas para implantar a regra”, declarou Secundino da Costa Lemos. Na condição de Assessor da Gerência de Certificação e Numeração da Anatel.
“Mas ainda estamos na fase de implementação do código não geográfico”. Ele lembrou que, embora o uso do prefixo tenha se tornado obrigatório em 10 de março. Sobretudo, para as chamadas feitas de celulares. Porém, as empresas que usam telefones fixos têm até 8 de julho para se adequar à nova regra.
Mais empresas passaram a usar telefonia fixa
“Começamos pela rede móvel. Mas a maior parte dos serviços de telemarketing ativo a venda é feita pelas plataformas de telefonia fixa. Cujo o prazo, sobretudo, para migração só termina daqui a quase dois meses”, frisou o assessor. Explicando, ainda, que a agência reguladora não tem dados que permitam a verificação. Especialmente, se com a obrigação de ativar o código para os serviços de telefonia móvel, mais empresas de call center passaram a usar a telefonia fixa. Contudo, para ganhar tempo antes de se ajustar à mudança.
Mas podemos imaginar que essa baixa adesão na regra de telemarketing pode-se dever a essa estratégia.
Ademais, a bancária Adriana de Araújo Alves tem essa impressão. A partir da verificação do histórico de chamadas no celular. É fácil notar que, do fim de fevereiro para cá, o número de chamadas recebidas de celulares diminuiu bastante. Enquanto o de telefones fixos aumentou.
Além do mais, no último mês e meio, não há registro de nenhum número iniciado com 0303. Ainda que ela tenha bloqueado alguns números de telefones celulares. Que são usados contudo, para oferecer produtos e serviços não solicitados.
Para vender serviços são rápidos e insistentes
“Há um monte de números que bloqueei para não ser mais perturbada. Já teve dia em que recebi dez chamadas. Outro dia em que me ligaram no fim de semana à noite, após às 20h. O mais chato é que, quando estou em casa e não atendo à chamada no meu celular, há empresas que ligam para o telefone fixo. Tudo para falar com os pais do meu marido, que não têm celular”, contou a bancária.
Ela reclamou que todas às vezes que precisou resolver um problema com o call center de alguma prestadora de serviço, amargou longo tempo de espera. “Agora, para oferecer um serviço que você não temos interesse, eles são rápidos e insistentes.”