Esse conjunto de recursos inovadores será apresentado em uma palestra no YouTube, nesta terça-feira (30), às 19h30
Os professores de todo o país terão acesso a um novo recurso educacional gratuito voltado para a educação antirracista na primeira infância. Desenvolvido pela Casa Thomas Jefferson, o Aperte o Play+ [Antirracista] é fruto de uma parceria com a embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o LerConecta. Esse conjunto de recursos inovadores será apresentado em uma palestra no YouTube, nesta terça-feira (30), às 19h30.
Assim, o site representa um marco na educação infantil, destacando a importância de construir ambientes de aprendizagem que valorizem a diversidade. Por meio de histórias que refletem a riqueza da cultura negra e atividades que fomentam a empatia, esse recurso pretende inspirar uma nova geração de pensadores críticos e cidadãos conscientes.
O kit educacional está disponível em português e inglês e desenvolvido com a expertise da pedagoga e especialista em educação infantil antirracista Clarissa Brito. Aliás, conta com ilustrações cativantes do escritor e ilustrador Sérgio Campante, proporcionando uma experiência imersiva e engajadora para crianças e educadores.
Como acessar
O Aperte o Play+ [Antirracista] é um recurso bilíngue (inglês e português), aberto e gratuito, acessível a todos no site www.aperteoplay.club, e reforça o compromisso da Casa Thomas Jefferson com a educação acessível e inclusiva. O kit composto de histórias ilustradas [texto e áudios] e atividades mão-na-massa, mas também de uma robusta fundamentação pedagógica e metodológica que serve como desenvolvimento profissional para educadores e gestores escolares, encorajando a implementação de práticas antirracistas nas escolas a partir da valorização da cultura negra desde a primeira infância.
Portanto, o Aperte o Play+ [Antirracista], segundo Soraya Lacerda, coordenadora do projeto, é um kit de recursos educacionais que permite ao professor trabalhar o princípio de “leituras elásticas”, o que faz com que a partir de leituras ou contação de história seja possível levar o aluno a aprender conceitos, ampliar a visão de mudo, desenvolver recursos e trabalhar temas importantes e de difícil abordagem. “Como promover uma educação antirracista com criança pequena? Essa é uma dificuldade de muitos professores. Como tocar em assuntos sensíveis, com crianças pequenas? Muitas vezes os pais também não sabem lidar com o tema e esses recursos gratuitos permitem que isso feito de maneira natural, lúdica, elucidativa e levado para a vida toda”, garante Soraya.
Aliás, ela lembra que, por meio do apoio da embaixada dos Estados Unidos, foi possível contratar grandes especialistas em educação antirracista na educação infantil. “Isso nos permitiu trabalhar o aspecto antirracista no Aperte o Play+ Antirracista] e tornar natural os aspectos da cultura negra”, explica. Todo o conteúdo permite, além da abordagem literária de temas, o desenvolvimento de atividades maker, ou “mão-na-massa”.
Serviço:
O quê: Lançamento do Aperte o Play+ [Antirracista]
Quando: terça-feira 30 de abril, às 19h30
Local: Transmissão ao vivo no YouTube
Acesso: https://youtube.com/live/NidksiCe8EA
Fonte: correiobraziliense