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Quase metade (45%) dos consumidores brasileiros deve presentear a sua mãe ou outra pessoa no Dia das Mães neste ano, no dia 12 de maio.

Quase metade dos consumidores dará presente de Dia das Mães

Quase metade (45%) dos consumidores brasileiros deve presentear a sua mãe ou outra pessoa no Dia das Mães neste ano, no dia 12 de maio, apontou um levantamento do site Reclame Aqui, realizado com 3 mil entrevistados. E, pasme, essa fatia quase três vezes maior em comparação ao ano passado.

Dessa forma, 38% dos respondentes afirmaram que não vai rolar a lembrança neste ano, e 16%, que ainda não decidiram.

Entre os consumidores que não vão presentear, a maior fatia (43%) disse que não tem a quem dar o mimo. Mas, 25% desse grupo afirmou que está tudo muito caro e o bolso está apertado, e o restante citou outra justificativa ou disse que não costuma dar presentes em datas comemorativas.

Entre os entrevistados que darão presente, quase metade (47%) planeja gastar até R$ 100 e 39%, entre R$ 100 e R$ 300. Então, o restante pretende gastar acima disso. Quase metade (48%) manterá o mesmo valor do presente de 2023, mas 36% devem gastar mais e 16% planeja um mimo mais barato.

Consumidores Dia Mães

As lembranças favoritas calçados e roupas (20%), produtos de perfumaria e beleza (19%) e acessórios como bolsas, brincos e colares (16%). Ainda são citados alimentos e bebidas (9%), flores (7%), eletrônicos (5%), experiências como degustação de vinho e massagem (6%), eletrodomésticos da linha branca (4%), livros (4%), smartphone (3%), viagem (3%) e outros.

Por isso, os consumidores estão exigentes, mostrou o Reclame Aqui. A decisão de compra, além do preço, vai estar embasada na reputação das empresas (29%), na qualidade dos produtos (20%) e nas experiências anteriores com a marca (17%), entre outros critérios. Ainda, 76% dos consumidores estão aguardando descontos especiais de marcas específicas para começar a escolha do presente.

Sendo assim, o Reclame Aqui aconselha que os consumidores desconfiem de produtos muito baratos. Sobretudo, ao receber ofertas on-line e em redes sociais. Aliás, evitem clicar em links desconhecidos ou com erros gramaticais. Principalmente, a dica é pedir sempre a nota fiscal da compra. Seja em compras na internet ou em lojas físicas. Importante:  informe-se sobre a política de trocas.

Fonte: valorinveste