Você está visualizando atualmente Projeto ‘Arte na Praça’ retoma espetáculos com cultura indígena
O Projeto Arte na Praça retoma suas atividades no Teatro da Praça da Juventude

Projeto ‘Arte na Praça’ retoma espetáculos com cultura indígena

Após breve intervalo, o Projeto de Extensão retoma suas atividades no Teatro da Praça da Juventude.

Dessa forma, o Projeto Arte na Praça conta com o espetáculo para crianças, uma produção do Núcleo Coelhos Mordem, e “Jaity Muro”, do grupo Orendive Teatro Intercultural.

“Travessia” será apresentado, pela primeira vez em Dourados, no próximo sábado, 30 de julho, às 16h. A encenação trata da cosmovisão dos povos originários Guarani da terra sem males e narra a jornada de uma mulher pelos territórios fronteiriços do estado de Mato Grosso do Sul.

Sendo assim, o Núcleo Coelhos Mordem nasceu no ano de 2018 na cidade de Uberlândia/MG e em 2020 passou a realizar ações em Naviraí/MS.

Dessa forma, os coordenadores do Arte na Praça, “suas práxis voltam-se às poéticas que brotam de Abya Yala (Terra em florescimento) e visam realizar intercâmbios com outras artistas de nosso sul global”. O espetáculo Travessia, de 2021, criado em Naviraí, é um projeto em colaboração e parceria com artistas de Mato Grosso do Sul.

Por exemplo, no domingo, 7 de agosto, às 19h,

Por isso, o grupo Orendive Teatro Intercultural apresenta o “Jaity Muro”, que traz para cena as vivências de uma mulher Kaiowá e uma não indígena com a cidade. O trabalho estreou em 2018 e, em 2022, a dramaturgia apresentou uma versão bilíngue (português/kaiowá). O grupo é formado por artistas e professoras da cidade de Dourados/MS.

Contudo, o Projeto de Extensão Arte na Praça engloba mostra de espetáculos, rodas de conversas e oficinas artísticas, estas últimas voltadas para mulheres jovens e adultas.

Sendo assim, as atividades desenvolvidas desde março de 2022, de forma gratuita, na Praça da Juventude – Estação Cidadania, que fica localizada na rua Costa Rica, 2-108 – Parque das Nações, Dourados – MS.

Até o final do ano, estão previstas, durante a mostra, apresentações dos espetáculos “Estorvos”, com o Coletivo Clandestino; “Des-calço”, com Produções 13; e “35”, com Magenta Produções. Já a segunda temporada de oficinas e rodas de conversa retorna a partir de 18 de agosto e vai até novembro.

O Projeto é uma realização da UFGD e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Cultura de Dourados e coletivos e grupos artísticos da cidade e região.

Mais informações: @artenapracadourados ou artenapracaufgd@gmail.com

Sábado, dia 30/07, às 16h, no Teatro da Praça da Juventude.  Classificação: livre.

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço (60 lugares). Recomendamos o uso de máscaras de proteção dentro do teatro.

 

Fonte: ufgd.edu