Você está visualizando atualmente Naviraí promoveu evento sobre tuberculose para profissionais de saúde
O Evento sobre Tuberculose Naviraí foi para profissionais de saúde, enfermeiros e agentes comunitários.

Naviraí promoveu evento sobre tuberculose para profissionais de saúde

Brasil registrou aproximadamente 4.700 óbitos de tuberculose em 2021

A Gerência de Saúde da Prefeitura Municipal de Naviraí, promoveu na tarde desta sexta-feira (20/05), um evento de capacitação sobre tuberculose direcionada para profissionais de saúde, enfermeiros e agentes comunitários. O evento foi no anfiteatro do campus da UFMS.

Tendo como palestrantes o médico do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, o Dr. Leonardo Artoni, e a coordenadora municipal do Programa da Tuberculose e Hanseníase Maria Claudete Lunardi.

Sendo assim, os sintomas, o contagio e a forma de tratamento foram temas principais da capacitação, que ocorre todos os anos no município com o objetivo capacitar as equipes na detecção da doença, identificando e tratando os pacientes sintomáticos respiratórios.

Aliás em torno de 550 pacientes são examinados anualmente em Naviraí, o que equivalente a 1% da população. “ De fato nossa meta e nosso lema é diagnosticar, tratar e curar”, resume Maria Claudete Lunardi.

Casos de Tuberculose em Naviraí

No entanto em 2021 houve notificação de 29 casos de pacientes com Tuberculose no município. Entretanto esses números equivalem a uma média de 46 casos por 100 mil habitantes, mais alta que a média no País que foi de 40,2 no mesmo período.

Porém, como explicou a coordenadora municipal do Programa de Tuberculose, nenhum óbito ocorreu em Naviraí no ano passado, enquanto que o Brasil registrou aproximadamente 4.700 óbitos no ano. Segundo dados do Ministério da Saúde.

Dr. Leonardo Artoni ressaltou que a tuberculose é uma das doenças mais antigas e que ainda atinge a humanidade. Daí a importância de buscar a capacitação da área da Saúde, para reduzir ao máximo a incidência de novos números de óbitos.

A tuberculose é um doença infectocontagiosa e endêmica, provocada pelo bacilo de Koch. Transmitida pela tosse constante que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros tecidos do corpo.

Em Naviraí o centro de referência do Programa Municipal de Controle da Tuberculose está instalado no Centro de Saúde Dr. Antonito Pires (Varjão). Os atendimentos aos pacientes ocorrem no local e em todos os PSFs do município.

Fonte: PM de Naviraí