Você está visualizando atualmente Procon de Naviraí realizou mais de 2.100 atendimentos em 2022
O Procon de Naviraí no decorrer do ano de 2022 realizou um total de 2.164 atendimentos à população do município.

Procon de Naviraí realizou mais de 2.100 atendimentos em 2022

Dois mil atendimentos, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022

O Procon de Naviraí no decorrer do ano de 2022 realizou um total de 2.164 atendimentos à população. Então, as áreas relacionadas a prestação de serviços privados, financeiros e produtos foram as que mais motivaram os consumidores a recorrerem ao órgão.

Por isso, realizados inúmeros atendimentos de retorno, como contestação de faturas de telefone, água, energia e internet, boletos e contratos bancários, entre outros que não geram novo número de processo.

Diretora Executiva do Procon de Naviraí, Janaína Padilha ressalta que além dos mais de dois mil atendimentos, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 166 audiências de conciliação entre as partes (consumidor e fornecedor).

O Procon atende a população de Naviraí desde 1994, ano de sua fundação no município.

Mas, o órgão tem por objetivo informar, defender ou orientar o cidadão na busca de uma solução para o problema de consumo, funcionando como mediador nos conflitos entre o consumidor e o fornecedor, seguindo o Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078/90).

Atualmente o Procon atende provisoriamente a população de Naviraí na Rua Joaquim das Neves Norte, nº 152 – Centro. O prédio próprio (localizado na Rua Joaquim das Neves Norte, 238) passa por reforma, que deve ser concluída neste primeiro semestre de 2023.

Para que se consiga a meta que é integrar  todos os Procons municipais, os responsáveis pelo Procon Estadual não têm medido esforços no sentido de  demonstrar a cada município a conveniência e necessidade dessa integração.

Contudo, que culminará na agilidade de, por meio do sistema, ser possível realizar o registro de reclamações e denúncias além de consultas de procedimentos de andamento relacionados a demandas consumeristas administrativos.

Sendo assim, o sistema ProConsumidor deverá ser , dentro em breve, utilizado por todas as unidades de Procons em nível nacional com facilidades incalculáveis no que se relaciona ao encaminhamento das demandas dos consumidores.

Em Mato Grosso do Sul, já fazem parte do ProConsumidor as unidades municipais do Procon Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Bonito, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Nova Andradina, Glória de Dourados, Caarapó, Ribas do Rio Pardo, Coxim, Campo Grande, Jardim, Maracaju, Fátima do Sul, Anastácio, Deodápolis, Ivinhema, Costa Rica e Corumbá, além da Defensoria Publica do Consumidor de Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: pm navirai