Abrapec presta suporte socioeconômico, de reabilitação física-emocional e jurídica a 113 pessoas com câncer além de seus familiares
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande entrega nesta quinta-feira (10) as chaves de uma casa de 450m² de área total no Jardim Autonomista, para a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer – Abrapec. O imóvel foi doado à Prefeitura através de uma conciliação de débitos de IPTU.
A iniciativa é extremamente importante já que Mato Grosso do Sul teve, portanto, quase 10 mil pessoas diagnosticadas com câncer em 2020. Sendo 3 mil casos em Campo Grande.
A Associação presta, no entanto, suporte socioeconômico, de reabilitação física-emocional e jurídica a 113 pessoas com câncer além de seus familiares. Isso por meio de uma equipe interdisciplinar de funcionários e voluntários que elaboram programas voltados à defesa e garantias de direitos, promoção ao mercado de trabalho.
Assim, ameniza do sofrimento causado pela doença, fortalecimento dos vínculos familiares e proteção social. Dessa maneira, proporciona uma melhor qualidade de vida aos atendidos, através de um atendimento humanizado e acolhedor.
Abrapec também presta apoio às necessidades básicas emergenciais
A Associação também presta, por fim, apoio às necessidades básicas emergenciais dos atendidos no período de tratamento com medicamentos, materiais para curativos, cadeira de rodas/banho, alimentação, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, exames laboratoriais quando necessário, entre outras coisas. Os atendidos encaminham-se por meio dos hospitais públicos, postos de saúde, entre outros.
O prefeito Marquinhos Trad falou, dessa maneira, da importância da cedência e dos avanços da medicina em trazer conforto para as pessoas, em tratamentos de saúde, como o do câncer.
“Podermos estar aqui hoje e promover uma ação como esta é muito importante. Tantas pessoas passam por problemas de saúde, e muitas vezes, nestes momentos mais difíceis se encontram em situação vulnerável e precisam de apoio. Nossa gestão sempre se preocupou em melhorar a vida das pessoas e estar aqui deixa os nossos corações felizes”, diz.
Atualmente a Abrapec não possui fila de espera. E a cedência dará, dessa maneira, oportunidade de ampliar os atendimentos, afirma a presidente da associação Dirce Ruiz Braz. “Aqui em Campo Grande não temos sede própria. Este imóvel vai ser muito importante para nós. Somos muito gratos por essa doação”, diz.