A campanha será nos próximos dias 12 e 13 de agosto (quinta e sexta-feiras)
A Prefeitura está apoiando “Campanha de Doação de Sangue de Naviraí”, organizada pela Unidade de Armazenamento e Distribuição de Naviraí do Hemosul. A campanha será nos próximos dias 12 e 13 de agosto (quinta e sexta-feiras).
Nesse sentido, a chefe da Unidade Naviraí do Hemosul, Janaina Jacomeli convida e pede a presença maciça de doadores para participarem da campanha. Assim, será necessário a apresentação de um documento com foto. Dessa forma, ela alerta sobre os critérios estabelecidos como, estar alimentado, pesar acima de 55kg. Além disso, se o doador for menor de 18 anos e maior de 16 deverá estar acompanhado do pai ou responsável.
“Todas os protocolos de biossegurança serão cumpridos rigorosamente. Portanto, para que não haja aglomeração estaremos distribuindo senhas. Assim, pedimos que todos já venham com suas máscaras, sendo esta uma das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19”, observa Janaína Jacomeli.
Recomendações para a “Campanha de Doação de Sangue de Naviraí” aos doadores
-Não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação (para quem bebe com moderação)
-Não fumar 1 hora antes e após a doação
-Estar bem alimentado antes da doação (não estar em jejum), Evitar alimentos gordurosos no dia anterior à doação
-Ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois da doação (sugestão de 2 copos de água antes da doação)
-Doadores acompanhados de menores de 12 anos não poderão doar sangue, exceto em casos de acompanhamento de outro responsável durante a doação.
CRITÉRIOS E NORMAS TÉCNICAS – Além dos critérios que já existiam, onde homens devem esperar um intervalo de 60 dias para fazer nova doação, e mulheres cumprir intervalo de 90 dias entre uma doação e outra. O doador também deve obedecer Normas Técnicas em relação às vacinas.
Normas técnica:
1) Pessoas que tiveram a Covid 19, sintomáticos ou assintomáticos “devem” aguardar 30 dias, após alta médica;
2) Pessoas consideradas da “Linha de Frente” ou que neste momento estão convivendo com pessoas que positivaram para Covid-19 devem aguardar 14 dias, sem nenhum contato com o hospital ou com a pessoa infectada; Pessoas que foram internadas ou entubadas nos últimos 6 meses também estão impedidas de fazer doação. Estas restrições temporárias obedecem Normas Técnicas do Ministério da Saúde.