No momento, você está visualizando ALEMS: Projeto institui multas em casos de agressão contra os profissionais da saúde pública em MS
PL prevê multa por desrespeito a profissionais da saúde em MS. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Foto: ALEMS

ALEMS: Projeto institui multas em casos de agressão contra os profissionais da saúde pública em MS

PL prevê multa por desrespeito a profissionais da saúde em MS

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 263/2025, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que institui multa administrativa em casos de violência, agressão, desrespeito ou desacato contra profissionais da saúde pública no âmbito do Estado de MS e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A multa administrativa será aplicada ao autor de ato de violência, agressão física, verbal ou moral, desrespeito grave ou desacato praticado contra profissional da saúde pública, durante o exercício de suas funções ou em razão delas, sem prejuízo das sanções penais e civis cabíveis.

“Fruto dos debates e deliberações da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, que eu coordeno, a matéria nasce da constatação do aumento expressivo de casos de agressões, ofensas e desrespeito contra profissionais da saúde pública e exige respostas legislativas concretas e urgentes. É necessário fortalecer os mecanismos de responsabilização e criar um instrumento normativo de caráter administrativo e pedagógico, capaz de desestimular condutas ofensivas e reafirmar o respeito à função pública exercida pelos profissionais da saúde”, considerou Lia Nogueira.

A proposta reforça a importância de proteger quem atua diariamente em defesa da vida. Além disso, evidencia a necessidade de políticas firmes e contínuas contra qualquer tipo de violência. Desse modo, busca consolidar uma cultura de respeito e valorização aos profissionais da saúde. Ao mesmo tempo, pretende incentivar a responsabilidade social e institucional diante do serviço público. Por fim, reafirma o compromisso do Parlamento sul-mato-grossense com a segurança, a dignidade e os direitos desses trabalhadores essenciais ao bem-estar coletivo.

Serviço

Público e imprensa acompanham as sessões plenárias da ALEMS. A Casa de Leis possui canais oficiais de comunicação, principalmente a TV ALEMS e a Rádio ALEMS. A TV ALEMS transmite no canal 7.2 no sinal aberto. Ademais, a transmissão também ocorre no canal 9 da Claro NET TV. Do mesmo modo, a Rádio ALEMS transmite na FM 105.5 ou em seu link. Por último, a Casa de Leis transmite as sessões pelo Facebook e YouTube.

Fonte: ALEMS