Acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite
Acordar entre 3 e 4 da manhã é o pior horário, aliás a pesquisa revela que o estresse é um dos principais fatores. Além disso, o mundo moderno é tão marcado por divisões políticas acentuadas e desinformação desenfreada que levou à criação de um novo termo para descrever o fenômeno: a “lacuna da realidade”.
“Como terapeuta cognitivo, às vezes eu brinco que a única coisa boa de acordar às 3 da manhã é que isso nos dá um exemplo vívido de catastrofização”, escreveu Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália.
“Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano. Mas, na minha opinião, não é um grande hábito para se adquirir, acrescentou”, continuou em seu artigo para o site The Conversation.
Mas o que está por trás desse despertar coletivo de madrugada? Se você se vê regularmente olhando para o teto às 3 ou 4 da manhã, está em boa companhia: é um fenômeno relatado por cerca de uma em cada três pessoas, e provavelmente mais desde o início da pandemia.
Isso porque, de acordo com especialistas em sono, essas ruminações iniciais estão relacionadas ao estresse – embora não diretamente. Estar estressado não nos faz acordar mais à noite, explicou Murray, mas nos torna mais conscientes de que isso está acontecendo.
Rotina para dormir
Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente – disse Murray.
E o estresse não é o único fator que pode nos acordar às 3 da manhã. Horários erráticos; doomscrolling (ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas); e mesmo a falta de ar fresco pode atrapalhara higiene do sono o suficiente para nos acordar durante a noite.
“Acorde no mesmo horário todos os dias e não vá para a cama até sentir sono”, aconselha Stephanie Romiszewski, fisiologista do sono e diretora da Sleepyhead Clinic, em Metro.co.uk.
“Você notará que, se acordar no mesmo horário todos os dias, esse começará a se tornar seu horário regular”, explicou ela. “Tente manter o exercício e [obtenha] exposição à luz brilhante pela manhã. Certifique-se de ter tempo social também. Precisamos que nossos cérebros entendem a que a única oportunidade de dormir será a noite normal.”
Então, sabemos algumas razões pelas quais acordamos à noite – mas por que parece acontecer tão especificamente às 3 ou 4 da manhã? Bem, considere o seguinte: a maioria de nós normalmente cochila entre 23h e meia-noite e acorda entre sete e oito da manhã. Quais horas ficam no meio desses intervalos?
Fonte: leiaja, opovo