O Brasil ocupa a 17ª posição de passaporte mais valioso do planeta
A consultora Henley & Partners elabora anualmente, contudo, o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. Tendo pois como base o maior número de destinos que os titulares podem acessar sem visto prévio. Um estado asiático ocupa a primeira colocação.
A relação leva em consideração, entretanto, os dados da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA). A lista é formada pois por passaportes de 199 nações e 277 destinos de viagens. O documento brasileiro ficou, contudo, entre os 20 mais valorizados do mundo. E além disso, um dos melhores posicionados no continente americano.
Segundo informação do site da consultora, “o ranking é uma ferramenta para cidadãos do mundo inteiro e estados soberanos fazerem uma avaliação sobre o potencial de um passaporte na mobilidade global”.
Singapura ocupa o primeiro lugar da lista. O Japão e Espanha foram deslocados para a segunda posição, em relação ao ano passado. Então, Alemanha, Itália, Japão e Espanha estão agora na vice-liderança. Sete países ficaram em terceiro lugar: Áustria, Irlanda, Países Baixos, Finlândia, Coréia do Sul, Suécia e Luxemburgo.
Por outro lado, Bélgica, Dinamarca, Nova Zelândia, Noruega, Suíça e Reino Unido vêm a seguir. Austrália e Portugal estão no quinto posto.
Na América Latina, Chile é o país melhor colocado, seguido de perto por Brasil e Argentina.
Confira a lista dos dez países com passaportes mais poderosos do mundo:
1. Singapura (195 destinos)
2. França, Alemanha, Itália, Japão e Espanha (192 destinos)
3. Áustria, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Coréia do Sul e Suécia (191 destinos)
4. Bélgica, Dinamarca, Nova Zelândia, Noruega Suíça e Reino Unido (190 destinos)
5. Austrália e Portugal (189 destinos)
6. Grécia e Polônia (188 destinos)
7. Canadá, República Tcheca, Hungria e Malta (187 destinos)
8. Estados Unidos (186 destinos)
9. Estônia, Lituânia, e Emirados Árabes Unidos (185 destinos)
10. Islândia, Letônia, Eslováquia e Eslovênia (184 destinos
O Brasil e a Argentina possuem o 17º passaporte mais poderoso do mundo, sem necessidade de visto prévio para entrada em 171 países.
Os latinos com passaportes mais frágeis são: Haiti, Cuba, República Dominicana, Bolívia e Equador. O Afeganistão é o último colocado na listagem geral do planeta.
Fonte: DeFato