No momento, você está visualizando Em Brasília, Gerente de Saúde agradece ao Ministério da Saúde pela parceria do Programa “Agora Tem Especialista” em Naviraí
Naviraí agradece pelo programa "Agora Tem Especialista". Josiane de Oliveira, Gerente de Saúde do município, fez agradecimento formal Foto: PM Naviraí

Em Brasília, Gerente de Saúde agradece ao Ministério da Saúde pela parceria do Programa “Agora Tem Especialista” em Naviraí

Naviraí agradece pelo programa “Agora Tem Especialista”

Para garantir a assistência à saúde da população por meio da responsabilidade tripartite, o Município de Naviraí articulou, junto à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, o atendimento por meio do Programa Agora Tem Especialista. No primeiro momento, o município recebeu a Unidade Móvel para Atendimento de Saúde da Mulher, que atendeu mais de 1.000 mulheres com ultrassonografias transvaginal e pélvica, mamografia, ultrassom de mama bilateral, colposcopia, consultas ginecológicas e mastologia.

O município também articulou a adesão à Modalidade 2 do Programa, para a  especialidade de oftalmologia, na qual deve receber a visita técnica da AGSUS e, posteriormente, os atendimentos de cirurgia de catarata,  capsulotomia a Yag Laser, fotocoagulação a laser e tratamento de ptose palpebral, conforme a Resolução CIB/MS nº 1258/2026.

Na oportunidade, Josiane de Oliveira, gerente de Saúde, agradeceu ao diretor do Programa Agora Tem Especialista do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, e enfatizou a importância do atendimento para o município. “Levei ao representante do Governo Federal o pedido feito pelo prefeito Rodrigo Sacuno para que mais parcerias como esta possam ser efetivadas com Naviraí”, lembrou. O gestor municipal expressou sua gratidão por esse programa e busca firmar novas parcerias, afinal, não se pode perder de vista que a saúde é responsabilidade das três esferas de governo.

A importância do Programa

O programa Agora Tem Especialista representa um marco transformador para a saúde pública de Naviraí. Primeiramente, essa iniciativa fortalece a capacidade de resposta do sistema municipal. Consequentemente, reduz significativamente as filas de espera por atendimentos cruciais e especializados.

Além disso, a parceria evidencia a eficácia da articulação entre as esferas governamentais. Sobretudo, demonstra um compromisso claro com o bem-estar coletivo dos cidadãos. Dessa forma, Naviraí assegura um acesso mais digno e ágil a procedimentos antes distantes.

Ademais, ao investir em especialidades como a oftalmologia e a saúde feminina, a gestão promove uma verdadeira mudança na qualidade de vida local. Igualmente, essa estratégia humaniza o cuidado oferecido à população. Portanto, as ações refletem uma administração focada na eficiência e no atendimento das necessidades reais dos naviraienses.

Por outro lado, o sucesso inicial do projeto serve como uma base sólida para futuros avanços. Desse modo, consolida a importância de manter diálogos contínuos com o Governo Federal. Igualmente, viabiliza novas parcerias que beneficiarão a estrutura hospitalar da região nos próximos anos.

Fonte: PM Naviraí