Naviraí agradece pelo programa “Agora Tem Especialista”
Para garantir a assistência à saúde da população por meio da responsabilidade tripartite, o Município de Naviraí articulou, junto à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde, o atendimento por meio do Programa Agora Tem Especialista. No primeiro momento, o município recebeu a Unidade Móvel para Atendimento de Saúde da Mulher, que atendeu mais de 1.000 mulheres com ultrassonografias transvaginal e pélvica, mamografia, ultrassom de mama bilateral, colposcopia, consultas ginecológicas e mastologia.
O município também articulou a adesão à Modalidade 2 do Programa, para a especialidade de oftalmologia, na qual deve receber a visita técnica da AGSUS e, posteriormente, os atendimentos de cirurgia de catarata, capsulotomia a Yag Laser, fotocoagulação a laser e tratamento de ptose palpebral, conforme a Resolução CIB/MS nº 1258/2026.
Na oportunidade, Josiane de Oliveira, gerente de Saúde, agradeceu ao diretor do Programa Agora Tem Especialista do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, e enfatizou a importância do atendimento para o município. “Levei ao representante do Governo Federal o pedido feito pelo prefeito Rodrigo Sacuno para que mais parcerias como esta possam ser efetivadas com Naviraí”, lembrou. O gestor municipal expressou sua gratidão por esse programa e busca firmar novas parcerias, afinal, não se pode perder de vista que a saúde é responsabilidade das três esferas de governo.
A importância do Programa
O programa Agora Tem Especialista representa um marco transformador para a saúde pública de Naviraí. Primeiramente, essa iniciativa fortalece a capacidade de resposta do sistema municipal. Consequentemente, reduz significativamente as filas de espera por atendimentos cruciais e especializados.
Além disso, a parceria evidencia a eficácia da articulação entre as esferas governamentais. Sobretudo, demonstra um compromisso claro com o bem-estar coletivo dos cidadãos. Dessa forma, Naviraí assegura um acesso mais digno e ágil a procedimentos antes distantes.
Ademais, ao investir em especialidades como a oftalmologia e a saúde feminina, a gestão promove uma verdadeira mudança na qualidade de vida local. Igualmente, essa estratégia humaniza o cuidado oferecido à população. Portanto, as ações refletem uma administração focada na eficiência e no atendimento das necessidades reais dos naviraienses.
Por outro lado, o sucesso inicial do projeto serve como uma base sólida para futuros avanços. Desse modo, consolida a importância de manter diálogos contínuos com o Governo Federal. Igualmente, viabiliza novas parcerias que beneficiarão a estrutura hospitalar da região nos próximos anos.
Fonte: PM Naviraí







