No momento, você está visualizando Museu do Videogame retorna à Capital com mais de 450 consoles
Em 2025, Campo Grande será a primeira cidade a receber a nova temporada do Museu do Videogame Itinerante. - Foto: Divulgação.

Museu do Videogame retorna à Capital com mais de 450 consoles

Em 2025, Campo Grande será a primeira cidade a receber a nova temporada do Museu do Videogame Itinerante

Entre os dias 11 e 26 de janeiro, a exposição “53 anos de videogames” no Museu do Videogame Itinerante irá mostrar a evolução do mercado mundial sobre o tema.

Conforme divulgação pela organização, a exposição contará com mais de 450 consoles de todas as gerações. O evento ocorrerá no Shopping Bosque dos Ipês com oportunidade dos visitantes jogarem os clássicos.

Além disso, haverá torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, relidade virtuais e áreas específicas do PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e outros.

A entrada no evento será totalmente gratuita e o funcionamento será das 15h às 21h de segunda até sábado; das 14h às 20h aos domingos.

Saiba mais sobre a história do videogame

Os videogames têm uma história rica que remonta à década de 1950, quando os primeiros experimentos tecnológicos começaram a explorar interatividade e entretenimento digital. Um dos marcos iniciais foi o Tennis for Two, criado em 1958 por William Higinbotham, que usava um osciloscópio para simular um jogo de tênis. Na década de 1970, o lançamento de Pong, pela Atari, marcou o início da indústria de jogos como a conhecemos. Assim, levando os videogames às casas e fliperamas.

Por fim, a evolução continuou com o advento dos consoles domésticos, como o Atari 2600 e o NES, da Nintendo, que estabeleceram padrões de design e narrativa. A partir dos anos 1990, a introdução de gráficos 3D com consoles como o PlayStation e o Nintendo 64 revolucionou a experiência dos jogadores, enquanto a conectividade online na década de 2000 ampliou as possibilidades de interação global. Hoje, com gráficos hiper-realistas, realidade virtual e jogos para dispositivos móveis, o videogame é uma das indústrias mais lucrativas e inovadoras do entretenimento, conectando milhões de jogadores ao redor do mundo.

Fonte: Museu do Videogame