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São inúmeras as etapas a serem seguidas criteriosamente para que o produto mantenha autenticidade e alto grau de pureza no mercado de orgânicos

Mercado de orgânicos deve expandir até 20% ainda esse ano

Estima-se um aumento de 15% a 20% mesmo com baixos investimentos no mercado de orgânicos

mercado de orgânicos aguarda um aumento de 15% a 20% ainda esse ano. Mesmo com baixos investimentos no setor. Cobi Carvalho, diretor da Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, diz que a produção de orgânicos exige capacitação. E, ainda, participação maior de investidores e melhorias na logística.

Nas entregas, por exemplo, os orgânicos não podem ser misturados a produtos convencionais. As exigências são, nesse sentido, muitas. Mas ainda assim há produtores empreendendo no segmento.

“Os orgânicos têm alcançado grande demanda no mercado nacional, tendo em vista as mudanças de hábito dos brasileiros. A maioria busca alimentos saudáveis, com um importante diferencial. Sejam livres de agrotóxicos e aditivos químicos”, afirma Jacimar Luis de Souza, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino em Livro+DVD e Online.

Mel dentro do Mercado de orgânicos

Empresas como a MN Própolis, há 20 anos no mercado, produz, mensalmente, 1,5 tonelada de mel orgânico. Até seguir para o mercado, são inúmeras as etapas a serem seguidas criteriosamente para que o produto mantenha autenticidade e alto grau de pureza.

De acordo com Emerson Ikegaya, representante comercial da companhia, o mel orgânico deve ser originado de abelhas que habitam matas nativas e distantes de fontes de construções a, pelo menos, cinco quilômetros.

Há alguns anos, o preço comercial do mel orgânico chegava a 50% a mais quando comparado ao mel convencional. “Atualmente, o valor comercial do orgânico reduziu-se para 15% devido à popularização do produto e ao aumento da demanda no mercado. O quilo do mel orgânico chega, portanto, a R$ 60 em média. Já o mel comum comercializa-se a R$ 45”, completa o representante comercial da MN Própolis.

Para ser comercializado como orgânico, o produto tem de seguir exigências legais e padrões estabelecidos para receber a certificação e o selo que o classifica como produto de origem orgânica. Conforme esclarecimento de Alexandre de Oliveira, gerente-geral da Groupe Ecocert, a legislação que regulamenta a comercialização de produtos orgânicos determina a realização de auditoria no local de produção e processamento.

Fonte: sebrae/canalrural