O Governo de Mato Grosso do Sul (MS) formalizou acordo de cooperação técnica com o Google Brasil para ajudar a acelerar a transformação digital regional e consolidar o Estado como uma referência em inovação para políticas públicas digitais do país. O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê cooperação em tecnologia, inteligência artificial e infraestrutura em nuvem, envolvendo áreas essenciais da administração pública.
A iniciativa foi anunciada durante reunião realizada na sede do Google, em São Paulo (SP). Com participação do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado e de executivos da empresa. Contudo, o objetivo é potencializar a eficiência da gestão estadual e ampliar a oferta de soluções tecnológicas para a eficiência operacional de setores-chave do Estado. Como educação, saúde e segurança pública.
“Nossas ações dentro do Governo do Estado estão muito focadas na transformação digital. Que na atualidade tem um papel fundamental para a efetividade da gestão estratégica sair do papel e ser executada. Chegando à população. Por isso, a digitalização e modernização do Estado estão entre os nossos pilares de Governo”, disse o governador Eduardo Riedel durante a assinatura, destacando ainda a importância da IA e outras tecnologias na sociedade atual e no serviço público.
Além das áreas já citadas, o agronegócio também deve se beneficiar dessa iniciativa
Uma das principais forças econômicas de Mato Grosso do Sul deve experimentar, a partir do uso da inteligência artificial, ampla otimização da cadeia produtiva. Além do aprimoramento da previsão climática, fundamental para as plantações.
“O Mato Grosso do Sul já é uma potência no agronegócio e a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento do Estado. Queremos apoiar o Governo do Estado a levar o impacto positivo da tecnologia para a população”, afirmou o executivo.
Educação e gestão em foco
Por outro lado, o Governo do Estado pretende também aplicar tecnologias do Google para personalizar currículos, melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a eficiência administrativa das escolas.
A modernização beneficiará a estrutura interna do Estado. Com apoio de soluções de nuvem (armazenamento de dos dados e sistemas online) e machine learning (aprendizado de máquina) para a gestão pública avançar na organização de dados e no aumento da transparência e da economia de recursos.




