Saiba quando vai ser feriado e ponto facultativo em MS
O Governo do Estado de MS divulgou as datas de feriados e os dias que terão ponto facultativo no ano de 2025. Contudo, as datas servem de referência para os órgãos e as entidades da Administração Direta, autárquica e fundações do Poder Executivo Estadual. Desse modo, o decreto foi publicado (17), Diário Oficial do Estado.
A princípio, entre os feriados estão a Paixão de Cristo (18 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1 de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), criação do Estado (11 de outubro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025, veja mais detalhes a seguir
Já os pontos facultativos do ano serão em 3 e 4 de março (carnaval), assim como na quarta-feira de cinzas (5 de março) até as 13 horas. Desse modo, segue na lista 2 de maio, 20 de junho, 24 de dezembro, 26 de dezembro e 31 de dezembro.
O governo estadual transferirá, excepcionalmente, o feriado do servidor público estadual do dia 28 de outubro para o dia 21 de novembro. No entanto, os órgãos do Poder Executivo Estadual observarão os feriados municipais em suas respectivas localidades.
Por outro lado, não se aplicam aos órgãos e às entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual os pontos facultativos definidos em decreto federal ou municipal. Portanto, caberá aos dirigentes dos órgãos e das entidades garantir o funcionamento dos serviços essenciais.
Serviços essenciais devem ter garantia por meio de escalas
As escalas de serviço ou plantões garantirão a continuidade dos serviços essenciais nas datas fixadas no decreto e nos feriados municipais.
Sobre Mato Grosso do Sul
Por fim, veja duas curiosidades sobre MS.
- Pantanal, Patrimônio Natural da Humanidade: Mato Grosso do Sul abriga grande parte do Pantanal, considerado a maior planície alagável do mundo e reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Essa região é um santuário de biodiversidade, com uma rica fauna e flora, atraindo turistas e pesquisadores de todo o mundo.
- Capital Nacional da Erva-Mate: o estado é conhecido por sua forte cultura do tereré, uma bebida gelada feita com erva-mate, muito popular entre os sul-mato-grossenses. Essa tradição é tão marcante que Mato Grosso do Sul foi declarado a “Capital Nacional da Erva-Mate para o Tereré” em 2018.
Fonte: Governo de MS