O Brasil seguiu invicto na competição, assim, ganhou o mundial de Goalball pela terceira
A seleção masculina de goalball a final mundial e  conquistou (16), em Matosinhos (Portugal), o inédito tricampeonato mundial da modalidade, praticada por atletas com deficiência visual. Nesse sentido, a vitória por 6 a 5 sobre a China, de virada, isolou o Brasil como maior vencedor da competição, deixando Lituânia e Alemanha (ambos com dois títulos) para trás.
 Desse modo, garantiu vaga nos Jogos de Paris 2024.
 Desse modo, garantiu vaga nos Jogos de Paris 2024.
Nos jogos anteriores o time mostrou superioridade. Sendo assim, os brasileiros, que detêm o título mundial (2021),  atropelaram os iranianos nas quartas de final (15 a 5) e, na sequência, eliminaram a Lituânia na semi (9 a 4). Aliás, pelo regulamento, as seleções que disputam o título asseguram vagas automaticamente na Paralimpíada. Portanto, a final aconteceu dia 16, às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube da Kuriakos TV.

” Certamente, fico muito feliz com toda a equipe por esse momento. Assim, a gente sabe que todo jogo contra a Lituânia é um desafio, são super tradicionais no goalball. Mas o Brasil já se tornou mais tradicional do que eles. De fato, esse grupo tem muita humildade, sabe que joga pra caramba e vai buscar esse ouro amanhã”, garantiu o ala Leomon Moreno – autor de seis gols na partida – em depoimento à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
O Brasil segue, dessa maneira invicto na competição. Do mesmo modo, a China, ambas as seleções venceram nove jogos. No entanto, a seleção nacional marcou 106 gols, 22% a mais que os asiáticos, que balançaram a rede 83 vezes. Além disso, a China se classificou a final ao golear a Alemanha por 12 a 2 nas quartas, e depois superar a Ucrânia na semi por 9 a 4.
Histórico de resultados – Goalball final mundial
BRASIL (9 jogos, 9 vitórias, 106 gols a favor, 45 gols contra)
Fase de grupos
 Brasil 11 x 5 Argélia
 Brasil 8 x 6 Japão
 Brasil 9 x 6 Turquia
 Brasil 13 x 3 Canadá
 Brasil 13 x 5 Alemanha
 Brasil 11 x 1 Bélgica
 Brasil 17 x 10 Portugal
Quartas de final
 Brasil 15 x 5 Irã
Semifinal
 Brasil 9 x 4 Lituânia
CHINA (9 jogos, 9 vitórias, 83 gols a favor, 29 gols contra)
Fase de grupos
 China 10 x 5 Lituânia
 China 8 x 2 Ucrânia
 China 7 x 4 EUA
 China 7 x 5 Irã
 China 12 x 2 Egito
 China 11 x 1 Colômbia
 China 7 x 4 Argentina
Quartas de final
 China 12 x 2 Alemanha
Semifinal
 China 9 x 4 Ucrânia
Fonte: agenciabrasil



 
 

