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A mudança dos extratos bancários será gradativa, confira.

Extratos bancários terão mudanças partir de hoje

As mudanças dos extratos bancários vão abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização dos extratos bancários.

Pela nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM”, utilizada por algumas instituições financeiras quando o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência, assim passam a ser descritas no extrato com a sigla “DEP CHEQUE ATM”.Já as operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, serão impressas nos extratos como “SAQUE DIN CARTAO AG”.“Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações. Isso que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira.”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Cartão de crédito

Desde segunda-feira, 1º de julho, a fatura do cartão de crédito também está diferente. Nesse sentido, a regra foi estabelecida pelo Banco Central (Resolução nº 365).

Dessa maneira, uma das principais determinações é que a fatura tenha três grupos de informações. Uma delas, em destaque, deve trazer o valor total da fatura, a data de vencimento e o limite de crédito total. Logo, a ideia é que esse campo ajude o cliente a tomar decisão sobre o pagamento da conta.

O segundo espaço precisa trazer alternativas de pagamento, informando o valor mínimo de pagamento, os juros cobrados caso o cliente opte por pagar somente o mínimo, além de opções de financiamento do saldo devedor da tarifa com os juros mensal e anual que inseridos nessas opções.

A terceira área é para informações complementares, como a identificação das operações de crédito contratadas, o valor de cada parcela, se houver, além de juros e encargos financeiros cobrados no período vigente.

Fonte: febraban