Você está visualizando atualmente 10 DE MAIO: Escolha dos novos reitores da UFMS será feita on-line
A votação da consulta à comunidade universitária para a escolha de novos reitores da UFMS para o quadriênio 2024-2028.

10 DE MAIO: Escolha dos novos reitores da UFMS será feita on-line

Escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFMS será feita on-line no dia 10 de maio

A votação da consulta à comunidade universitária para a escolha de novos reitores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o quadriênio 2024-2028 realizada em turno único no dia 10 de maio, das 8h às 21h. O processo será on-line, por meio do Sistema de Votação Eletrônica da UFMS, denominado Sistema e-Votação UFMS. O voto direto e secreto, não obrigatório, em apenas uma chapa.

O presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli, explica que o acesso será pela página votacao.ufms.br, no botão Urnas. Mas, três opções voltadas às categorias: docente, técnico-administrativo e aluno.

Novos reitores UFMS

Os servidores e estudantes aptos a votarem clicar na urna que lhe diz respeito e acessar o sistema com o Passaporte UFMS e senha. Os votantes que ainda não tiverem o Passaporte ou que estiverem com a senha desatualizada, poderão realizar o cadastro ou ajuste até as 17h do dia 6 de maio na página. Dentro do sistema os votantes irão encontrar as três opções de chapa para votação, na ordem previamente sorteada, mais as opções “voto nulo” e “voto em branco”.

Durante a votação, o eleitor poderá votar quantas vezes desejar, mas somente o último voto será considerado. A cada voto depositado, o sistema enviará um e-mail contendo o respectivo rastreador de cédula ao endereço de e-mail institucional do votante. O rastreador de cédula correspondente ao último voto depositado também permanecerá disponível para consulta no Sistema de Votação.

O sistema e-Votação UFMS garante o sigilo do voto, a privacidade, a rastreabilidade e a integridade dos dados, além da apuração e a comprovação.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, reforça que o voto é secreto. “Não é possível saber em quem o votante votou, uma vez que o voto criptografado”, explica.

Consulta teste

Os votantes poderão participar de uma consulta teste, que realizada entre 8h e 20h. A consulta teste está disponível aqui e participação não é obrigatória. “O objetivo é testar o sistema e também dar oportunidade de ambientação dos usuários no sistema. O acesso à consulta teste também será pela página votacao.ufms.br, no botão Urnas“, aponta Mongelli.

De acordo com o diretor da Agetic, a consulta teste composta por uma pergunta de temática genérica, como “Qual das seguintes comidas típicas de MS você mais gosta?”, com três opções de resposta: “arroz carreteiro”, “sobá” e “sopa paraguaia”, além de “branco” e “nulo”.

 

Fonte: ufms