Você está visualizando atualmente Entenda como o sertanejo chegou ao Rock in Rio 2024
Ana Castela, Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e Simone Mendes foram confirmados no lineup do Dia Brasil

Entenda como o sertanejo chegou ao Rock in Rio 2024

O festival Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024

O anúncio de nomes do sertanejo no Rock in Rio 2024 chamou a atenção dos fãs do maior festival do país, no início desta semana. Ana Castela, Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e Simone Mendes foram confirmados no lineup do Dia Brasil.

Além do gênero que se destaca nas principais paradas de sucesso, artistas de samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional subirão ao palco no dia 21 de setembro, data escolhida para concentrar apenas artistas nacionais.

Mas, afinal, por que o sertanejo e os artistas que o representa têm ganhado cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro?

Marcelo de Assis, jornalista e pesquisador musical desde 1984, aponta a popularidade crescente dos hits e dos artistas nas plataformas e redes digitais para justificar a presença da Ana Castela, por exemplo, na Cidade do Rock.

Marcelo ressalta que, desde o início do Rock in Rio, há discussões em torno da programação. “A discussão sobre artistas que não são do gênero rock fazerem parte de seu lineup é bem antiga. Para ser mais preciso, desde a primeira edição do festival, em 1985”, recorda.

“Até hoje, muitos dizem que ‘naquela época havia apenas artistas de rock’, mas se esquecem que The Go-Go’s e B-52’s eram grandes expoentes do pop e estavam na Cidade do Rock, além de outros artistas icônicos da MPB, como Ivan Lins e Elba Ramalho. E não eram rock”, disse.

“Se analisarmos o que está acontecendo atualmente, a entrada de artistas sertanejos é natural se o nosso olhar estiver focado em um fato determinante: mercado”, avalia ele, que chama a atenção, por exemplo, para o fato de a “música sertaneja impulsionar o mercado musical brasileiro na atualidade”.

entenda-como-o-sertanejo-chegou-ao-rock-in-rio-2024-02

 Plataformas digitais

De acordo com ele, os milhões de plays nas plataformas digitais se tornam interessantes aos olhos de empresários que investem em grandes festivais como o Rock in Rio. “E isso tende a crescer”, opina.

De fato, Ana Castela, por exemplo, acumula cerca de 17 milhões de ouvintes mensais no Spotify, principal plataforma de áudio. Além disso, a Boiadeira se mantém há 30 semanas como a artista mais ouvida do país na lista Artistas 25 da Billboard Brasil.

Já Luan Santana, coleciona hits atemporais ao longo da carreira, mesclando o sertanejo com o gênero pop. A cantora Simone Mendes, também confirmada no evento, é um dos nomes consolidados que representam o chamado “feminejo”.

Assim, representando a velha guarda do ritmo, Chitãozinho & Xororó também estreará no maior festival do país depois de completarem 50 anos de carreira.

O festival Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024. Entre as apresentações deste ano, já estão confirmados nomes nacionais, como Luísa Sonza e Dennis. Além de internacionais, como Katy Perry, Mariah Carey, Cindy Lauper, Travis Scott, Ed Sheeren e Akon.

Fonte: economiaempauta, cnn, radioculturafm