Você está visualizando atualmente Show da Madonna no Rio terá um amplo esquema de segurança
O show de Madonna está previsto para começar às 21h45 e durar duas horas, terminando às 23h45

Show da Madonna no Rio terá um amplo esquema de segurança

Cerca de 3,2 mil agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) terão mobilização para durante o show

O show da cantora americana Madonna no sábado (4), na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, contará com um amplo esquema de segurança a partir desta sexta-feira (3).

Assim, cerca de 3,2 mil agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) terão mobilização para durante o show, além de fazer o policiamento do pré e pós-evento. Além disso, os policiais estarão distribuídos por toda a região e nas ruas de acesso à área do show.

O esquema de policiamento nas outras regiões da capital fluminense não será afetado, pois, segundo a PMRJ, os efetivos destes agentes estariam de folga de suas unidades e tiveram escalas de maneira excepcional.

Do ponto de vista tecnológico, utilizado, pela primeira vez, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel). Aliás, o aparelho instalado em um caminhão de grande porte que ficará estacionado na Praça do Lido.

Na prática, o CICC Móvel recebe imagens das câmeras espalhadas pela orla e vias de acesso. Dessa forma, todas as câmeras terão dispositivos de reconhecimento facial.

O efetivo da PMRJ ocupará 18 pontos de revista equipados com câmeras de reconhecimento facial e com policiais utilizando detectores de metais. Aliás, outros 18 pontos de bloqueio estarão nas ruas de acesso à orla e 64 viaturas e 12 motopatrulhas integrarão o policiamento motorizado.

“As saídas das Estações Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo do metrô também contarão com equipes realizando revistas e utilizando detectores de metais”, concluiu a Polícia Militar.

Programação

O show de Madonna está previsto para começar às 21h45 e durar duas horas, terminando às 23h45. Antes, a partir das 19h haverá DJs, e às 20h se apresenta Dipo, DJ e produtor norte-americano que foi parceiro de Anitta em músicas e show.

Funcionamento do transporte público

O trânsito em Copacabana será interrompido para automóveis como acontece no Réveillon. A partir das 7h de sábado, a pista da avenida Atlântica junto à orla deixa de receber veículos. Às 11h, a pista junto aos prédios também terá interdição. A partir das 18h, só ônibus e táxis poderão entrar no bairro. A partir das 19h30, o trânsito terá proibição também para eles.

O trânsito volta a ter permissão em Copacabana a partir das 4h de domingo, menos na avenida Atlântica, que seguirá interditada.

O metrô funcionará em esquema especial a partir das 15h de sábado. As linhas 1 e 4 farão o trajeto Jardim Oceânico a Uruguai, enquanto a 2 vai da Pavuna até General Osório – em qualquer delas será possível chegar em Copacabana sem baldeação.

A passagem custa R$ 7,50 e pode pagar com cartão Giro ou Riocard ou por aproximação (basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito/débito Visa, Mastercard, Elo ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC).

A estação Cardeal Arcoverde estará aberta apenas para desembarque das 16h às 22h. Essa e as outras duas estações situadas em Copacabana (Siqueira Campos e Cantagalo) vão funcionar ininterruptamente até as 4h de domingo. No entanto, as demais estações fecham para embarque à meia-noite e a partir daí, até as 4h, vão funcionar apenas para desembarque.

Contudo, haverá uma linha especial de ônibus municipal entre o Terminal Gentileza, situado ao lado da rodoviária, e a avenida Princesa Isabel, em Copacabana. A tarifa custa R$ 8,60 e dá direito ao retorno (os passageiros receberão uma pulseira que permitirá entrar no ônibus de graça, na volta). A linha não aceita integração nem gratuidades. Os coletivos começam a sair do Terminal Gentileza às 13h, e a volta parte da Enseada de Botafogo, de 0h às 4h de domingo.

As demais linhas de ônibus vão respeitar os desvios de tráfego. Assim, embarques e desembarques vão acontecer em pontos provisórios instalados na Enseada de Botafogo e no posto 6, em Copacabana.

O que não pode

Não terá permissão ir ao show levando garrafas ou objetos cortantes, como facas e canivetes.

O que pode

Podem ser levadas bebidas em garrafas plásticas, comida (desde que não sejam usadas facas), bolsas térmicas (que terão revistas), capas de chuva e qualquer objeto que não possa ser usado como arma durante uma briga.

Fonte: cnn